sábado, 18 de abril de 2020

CONDENAR O TERROR DO ESTADO IMPOSTO PELOS REGIMES FASCISTAS DA ÍNDIA, DO NEPAL E DA TURQUIA

Repercutimos, em sua íntegra, documento assinado por dezenas de intelectuais, escritores e jornalistas nepaleses progressistas e democráticos denunciando os regimes fascistas na Turquia, na Índia e no Nepal e exigindo liberdade imediata aos presos políticos democráticos e revolucionários desses países.

Nós, do CEBRASPO, repudiamos e condenamos estes governos fascistas e suas políticas assassinas, principalmente em relação aos presos políticos abandonados para morrer em alguns dos piores sistemas carcerários do mundo.


O texto a seguir é uma declaração conjunta de intelectuais, escritores e jornalistas nepaleses, exigindo a libertação imediata de Varavara Rao, Prof. G.N. Saibaba, ativista cultural Maila Lama e outros ativistas sociais e presos políticos.


Condenar o terror do Estado imposto pelos regimes fascistas da Índia e do Nepal


Juntamente com o terror do Corona, estamos enfrentando o terror estatal imposto pelos regimes fascistas. A revolucionária ativista cultural nepalesa Maila Lama é mantida na prisão junto com outros presos políticos e o governo KP Oli está ridicularizando a questão da sobrevivência dos presos políticos. Intelectuais e ativistas de direitos humanos de todo o mundo estão questionando os salva-vidas de prisioneiros indianos - Prof. Saibaba, autor Varvar Rao, político doente Kobad Ghandi e outros ativistas sociais. Pelo contrário, o governo de Modi prendeu Gautam Navalakha e Anand Teltumde, as personalidades de destaque na Índia.

Na Turquia, Helen Bolek, ativista da equipe cultural anti-imperialista 'Yoram Group', que exigia liberdade de expressão, morreu em 3 de abril, após 288 dias de greve de fome, e a condição de outro ativista cultural sênior, Ibrahim Gogek, que vive na greve de fome, tornou-se muito crítico. Depois de ser libertada da prisão, Helen Bolek estava em greve de fome exigindo liberdade de expressão e a libertação de seus camaradas restantes.

É dever de todo cidadão progressista expressar solidariedade com os oprimidos e resistir ao terror do Estado. Tendo em mente nossa responsabilidade, condenamos o regime fascista da Turquia forçando Helena Bolek à morte e mostramos nosso sincero respeito e homenagem a ela.

Da mesma forma, condenamos o regime fascista indiano Modi e expressamos nossa forte solidariedade com os intelectuais e ativistas sociais, que estão lançando campanhas para a libertação de personalidades encarceradas. Exigimos a libertação incondicional de todos os escritores, jornalistas e ativistas sociais, incluindo o Prof. Saibaba, autor e ideólogo Varavara Rao, ativistas sociais Gautam Navalakha e Prof, Anand Teltumde. Nós todos sabemos que o Prof. Saibaba está preso a uma cadeira de rodas com mais de 90% de deficiência física e o poeta revolucionário Rao, de 80 anos, sofre de uma variedade de doenças

 Atualmente, a infecção por coronavírus está aumentando rapidamente no Nepal e levou a vida nepalesa a um estado de medo, tragédia e terror. O povo nepalês agora está sujeito a sofrer o terror do Corona e o terror do Estado. A pandemia de coronavírus tornou-se um meio fácil de corrupção e o governo não fez nada para se livrar da pandemia de corona. As prisões do Nepal estão cheias de presos políticos. A Administração Interna prendeu repetidamente ativistas políticos, apesar da libertação do tribunal.

Considerando a singularidade da situação, ativistas culturais e organizações de direitos humanos pedem a libertação dos cativos, incluindo a ativista cultural popular popular Maila Lama. Pelo contrário, o governo Oli está em posição de continuar o processo de prisão e detenção. Em tal situação, solicitamos e convidamos escritores, artistas, jornalistas e ativistas sociais a iniciar uma campanha conjunta pela sobrevivência e libertação de prisioneiros, incluindo Maila Lama.

Vamos nos unir para a resistência das articulações.

Signatários

1. Rishi Raj Baral: escritor e crítico de ficção

2. Roshan Janakpuri: poeta e crítico

3. Khem Thapaliya: dramaturgo e crítico

4. Mitrlal Pangyani: Poeta

5. Nibha shaha: poeta

6. Khoma Taramu Magar: Poeta e ensaísta

7. Modanath Marhtha: Poeta

8. Balaram Timsina: Poeta

9. Nandish Adhikaarii: Professor

10. Shivanarayan Pradhan: Professor

11. Takmaa Kesi: Professor

Janardan Thapa: Ativista Social

13. Kedarnaath Gautam: Jornalista

14. Dewendra Timla: Jornalista

15. Yadav Devkota: Jornalista

16. Narendrajang Peter: Jornalista

17. Soorya Baral: Jornalista

18. Jaya Dahal: Jornalista

19. Umesh Acharya: Poeta

20. Kamal Subedi: Revisor

21. Kapilchandra Pokhrel: Advogada e ativista social

22. Adity Bishnu: Jornalista

23. Matrika Pokhrel: Poeta

24. Rohit Dahal: Contador

25. Dilip Shrestha: Poeta

26. Manohar Laamichhane: Essayist

27. Dambar BK: Revisor

28. Shivanarayan Yadav: Professor

29. Dirgha Pandey: Assistente Social

30. Mahadeep Pokharel: Ativista Social


17 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário