quinta-feira, 16 de abril de 2020

TURQUIA: ARTISTA POPULAR MORRE EM GREVE DE FOME

A artista turca do grupo musical Grup Yorum, Helin Bolek, morreu no último dia 03/04 após uma greve de fome de 288 dias, a notícia foi dada pelo no twitter.


Helin Bölek morreu na Turquia, após prolongada greve da fome

O Grup Yorum é uma organização de artistas populares na Turquia. Suas canções revolucionárias e shows ​politizados​ provocaram a repressão do regime fascista de Erdoğan, que os criminalizou e os chamou de terroristas. Por mais de 280 dias, membros do Grup Yorum presos pelo governo turco estão em greve de fome por seus direitos.


Entre algumas da exigências dos presos estavam: 

- O fim das batidas policiais no Centro Cultural İdil, que é constantemente procurado, na tentativa de intimidar as massas no local onde Grup Yorum opera.

- A remoção dos membros do Grup Yorum da lista de pessoas procuradas pelo Ministério.

- A retirada da proibição de shows do Grup Yorum, todos proibidos por quase três anos.

- A interrupção dos procedimentos contra os membros do Grup Yorum.

- A liberação de todos os membros do Grup Yorum.

Estendemos nossa solidariedade à Helin Bolek, aos presos políticos do Grup Yorum e demais presos políticos democráticos e revolucionários da Turquia e responsabilizamos o governo do fascista Erdogan pela morte de Helin Bolek! 

O portal Esquerda.net também repercutiu a sua morte, e a matéria pode ser acessada no seguinte endereço: https://www.esquerda.net/artigo/cantora-turca-morre-em-greve-de-fome/66815

Nenhum comentário:

Postar um comentário