Reproduzimos denúncia recebida por correio eletrônico:
Acampamento Ouro Verde, 2018. Acervo AND.
"Na manhã do dia 28/03, sete camponeses foram detidos pela Polícia Militar do Estado do Pará no acampamento Ouro Verde, localizado na zona rural de Santana do Araguaia, extremo sul do Estado.]
Até o momento, os camponeses se encontram detidos na Delegacia da Polícia Civil de Santana do Araguaia e não se sabe, sequer, os motivos que ensejaram a ação policial. Segundo relatos do camponeses, ontem, 27/03, os mesmos foram ameaçados por jagunços na área do acampamento, que inclusive afirmaram que a própria PM estaria realizando a operação no dia de hoje, o que se materializou, demostrando o vínculo entre os mesmos.
Não bastando, os jagunços contaminaram com óleo e veneno o único poço de água existente no acampamento, no intuito de tirar qualquer chance de sobrevivência das pessoas que ali se encontram.
O conflito agrário envolvendo a área em questão perdura desde 2007, o histórico é de mortes, reintegrações de posse às margens da legalidade entre outras ações de caráter miliciano contra os camponeses, que lutam pela implementação de políticas voltadas a efetivação da reforma agrária.
Em meio a pandemia ocasionada pelo Coronavírus a ação policial, além de arbitrária, assume grotesca irresponsabilidade com a saúde e a vida dos camponeses, destacamos que os detidos são em sua maioria pessoas idosas em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica quais deveriam ser prioridade dos agentes do Estado quanto a proteção e não vítimas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário