sexta-feira, 4 de junho de 2021

Convocatória para Ato de Desagravo ao Desembargador Siro Darlan de Oliveira


Nós, da Associação Brasileira dos Advogados (ABRAPO) do Povo e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO), convidamos as entidades democráticas e o público em geral, as pessoas que conheçam a trajetória funcional, o caráter e a honra do Desembargador Siro Darlan, para um Ato de Desagravo ao mesmo, a ocorrer em 10 de junho das 2021 às 18 horas presencialmente, com um número restrito de participantes, e com transmissão por meio virtual. Há anos, o referido magistrado tem sido alvo de uma implacável campanha de criminalização e perseguição política, que chegou, agora, ao seu ponto máximo: uma acusação esdrúxula e absurda de venda de decisão no Plantão Judiciário, para soltura de um preso, por R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

            O Dr. Siro Darlan é um magistrado de vida simples e austera, sensível às causas do povo, defensor das Garantias Constitucionais, dos Direitos Humanos, dos Direitos da Infância e da Adolescência, e com histórica posição crítica à pena privativa de liberdade. Desde sempre, o referido magistrado se destaca na defesa das liberdades democráticas e contra o arbítrio extremado do Estado de polícia vigente, que responde pelo encarceramento em massa e extermínio dos negros, dos jovens, dos pobres.

Como membro da Associação de Juízes para a Democracia, o Dr. Siro Darlan é conhecido pela independência e imparcialidade das suas decisões. Por isso mesmo, se tornou uma “pedra no sapato” dos setores mais reacionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, associados aos seus acólitos no Ministério Público, na política e na imprensa. Devido às suas posições, o magistrado foi vítima de uma denúncia inepta, sem provas, surpreendentemente recebida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu pelo seu afastamento das funções que exercia, dentre elas, a Presidência da 7ͣ  Câmara Criminal do TJ.

Então, neste grave momento, reiteramos o chamado pela construção deste importante ATO DE DESAGRAVO AO DR. SIRO DARLAN, bem como o nosso repúdio à torpe tentativa de macular a sua carreira e a sua honra. Rechaçamos a sua perseguição política travestida de processo penal, típica do “Direito penal do inimigo”.

Contra a perseguição aos magistrados democráticos!

Em defesa do direito do povo a lutar por seus direitos!

 

*O evento será transmitido ao vivo pelos canais das mídias independentes - MIC - Mídia Independente Coletiva, Mídia 1508, e da Tribuna da Imprensa Livre - no Facebook, Youtube e Instagram

Participantes:

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO

Associação Brasileira dos Advogados do Povos - ABRAPO

Associação de Juízes Para a Democracia - AJD

João Batista Damasceno – Cientista Político

Luís Carlos Valois – mestre e doutor em Direito Penal e Criminologia pela USP

Marcelo Chalréo - presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB/RJ

João Tancredo - advogado e Secretário Geral do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos – DDH

Paulo Amaral – ex-preso político, advogado de presos políticos no regime militar, e Presidente de Honra da ABRAPO

Cid Benjamin – Vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa

Flávia Fróes – Instituto Anjos da Liberdade

Associação Nacional da Advocacia Criminal – ANACRIM

Daniel Mazola – Editor-chefe da Tribuna da Imprensa Livre


32 comentários:

  1. Quero me solidarizar ao ilustre mestre Siro Darlan contra as acusações injustas.
    Siro quando Juiz da Infância e do Adolescente teve um trabalho extraordinário de proteção às crianças e por isso sofria perseguições pelos poderosos defensores da exclusão social.

    ResponderExcluir
  2. Conheço a pessoa e o trabalho do Dr. Siro Darlan há quase 30 anos e sou testemunha de seu caráter, comprometimento com a justiça e ajuda aos socialmente desamparados.
    A acusação feita a ele é uma agressão à família e à sociedade brasileira.
    Carlos Henrique Aleixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo uma agressão ao Dr.siro Darlan,amigos e familiares.pessoa totalmente integra.

      Excluir
  3. O melhor juiz de menores que a cidade do rio de janeiro já teve.

    ResponderExcluir
  4. Toda minha solidariedade ao caríssimo Dr.Siro Darlan frente às injustiças que vem sofrendo. É um magistrado que sempre esteve sintonizado com as causas sociais e na defesa de crianças, adolescentes e jovens mais empobrecidos de nossa cidade e do Brasil!!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza estaremos juntos, como sempre estivemos, na defesa não apenas da pessoa e do magistrado que é referência inconteste de probidade e competência, mas também, na defesa dos ideais magnânimos de uma justiça inclusiva e restaurativa que sempre pautaram seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Sou testemunha da dedicação incansável do Desembargador Siro Darlan desde seu tempo como Juiz da Infância e Juventude. Sua história sempre foi de defender os que não tiveram a sorte de nascer num berço esplêndido, fazer justiça segundo reza a lei, não discriminando nenhum ser humano pela sua humilde origem. Admiro demais a sua coragem pois ele, mais do que ninguém, conhece a força daqueles a quem desagrada a. Sinto-me orgulhosa de pertencer ao enorme ciclo de amizades e admiradores do Dr. Siro Darlan.

    ResponderExcluir
  7. É nesse clima de tempestade e de trevas que esses CANALHAS tentam atingir esse digno magistrado...Meu total apoio ao Excelentíssimo Dr. SIRO DARLAN...Elder Duarte.

    ResponderExcluir
  8. Solidariedade total ao ilustre Desembargador Siro Darlan, e eu como jornalista, apresentador de televisao que acompanho o trabalho desse ilibado magistrado, nao posso me furtar de estar presente neste ato decreconhecimento de idoneidade.

    ResponderExcluir
  9. Expresso total apoio ao excelentíssimo juiz Dr Siro Darlan, pelos excelentes serviços prestados a sociedade na defesa de seus direitos.

    ResponderExcluir
  10. Quero externar minha indignação contra essa malvada perseguição ao Desembargador Siro Darlan, que sempre se posicionou em favor dos menos favorecidos, tendo sido apontado por muita gente como o melhor Juiz de Menores do Estado em todos os tempos.Campanha nojenta apoiada pela rede lixo de televisão, essa sim, sem nenhum respaldo moral para tentar destruir um cidadão de bem. Estamos Juntos meu irmão.

    ResponderExcluir
  11. Indianarae Siqueira Presidente do Grupo Transrevolução/CasaNem,coordenadore do Forum De tTravestis e Transexuais do RJ ,da FIST, da Frente LGBTIA+ do RJ , da Rede Brasileira de Prostitutas e Coletivo Mulheres Davida também se sidariza ao Desembargador Siro Darlan

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Contigo Siro Darlan! Posta o endereço do ato , pois irei presencialmente!

    ResponderExcluir
  14. Todo o apoio e reconhecimento ao meu amigo Siro, defensor dos direitos humanos, especialmente das crianças e jovens mais vulneráveis. “Há homens que lutam por um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há aqueles que lutam a vida inteira, esses são os essenciais "Bertolt Brecht

    ResponderExcluir
  15. Conheço sempre Dr. Siro, como defensor das Crianças e Adolescentes, sobretudo os mais excluídos . Desde a Chacina da Candelária , participa ativamente junto as Mães que perdem seus filhos e filhas , vítimas da
    Violência pelo os agentes deste Estado . Já presenciei em vários finais de semana , realizando ações concretas defendendo o Direito a Alimentação , doando seu tempo e seu recurso , para promover a vida . Acredito no seu compromisso pela CF 88 , pelo o ECA e de todas as Pactuacoes assinadas por este país , para Defender a Vida . Todo apoio. Conte comigo sempre !!

    ResponderExcluir
  16. Conheço sempre Dr. Siro, como defensor das Crianças e Adolescentes, sobretudo os mais excluídos . Desde a Chacina da Candelária , participa ativamente junto as Mães que perdem seus filhos e filhas , vítimas da
    Violência pelo os agentes deste Estado . Já presenciei em vários finais de semana , realizando ações concretas defendendo o Direito a Alimentação , doando seu tempo e seu recurso , para promover a vida . Acredito no seu compromisso pela CF 88 , pelo o ECA e de todas as Pactuacoes assinadas por este país , para Defender a Vida . Todo apoio. Conte comigo sempre !!

    ResponderExcluir
  17. Já me revolta de.ver que os.jovens é adolescentes que foram salvos por este Juiz ficarão abandonados como já estão na miséria as meninas colocadas nas ruas.da Vila Mimosa salva.por.ele oque vamos esperar.mais das injustiças neste País

    ResponderExcluir
  18. Não podemos perder este Juiz é o único que salva os.jovens não destruam nosso futuro que já está muito ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos perdê-lo. JUSTIÇA SÓ QUEREMOS ISSO !!!!

      Excluir
  19. Dr.Siro é nossa Salvador é defenderei ele sempre me mostrem outro que fez o que fez Chega de Injustiças Vamos Salvar o Brasil Viva.Dr.Siro Darlan

    ResponderExcluir
  20. Salve! Ho conosciuto il dott.Siro DARLAN circa 23 anni fa, quando sono stato in Brasile, a Rio de Janeiro perché io e mia moglie dovevamo adottare una bambina che è diventata nostra figlia.In quel momento il dott.Siro era Giudice presso il Tribunale dei Minori in Praza Onze a Rio. Una Persona molto seria e severa nel suo compito di "Garante e Tutore" del benessere dei bambini ed adolescenti. Mi raccontava del suo lavoro per essere un preciso riferimento dei giovani e bambini di strada, che non avevano tutela da parte di chi doveva garantire loro una vita migliore e si batteva per i Diritti Umani dei "meninos de rua". Un grande Uomo con molta saggezza e severità anche verso noi genitori adottivi. La nostra adozione fu fatta rispettando in assoluto le formalità previste dalla legge, con avvocati e documentazioni dei Tribunali italiani che avevano deciso la nostra IDONEITÀ per adottare una minore in Brasile.Incontrammo il Giudice molte volte prima di avere in adozione nostra figlia e per due mesi siamo rimasti a Rio sotto il suo legale controllo attraverso Assistenti Sociali della CEJA, Commissione speciale per le adozioni internazionali. Ho avuto modo di incontrare più volte il dott.Siro, tanto attento a conoscerci bene senza nessun tipo di interesse se non quello di garantire la tutela della bambina che stavamo adottando. Da allora ha richiesto che ogni anno dovevamo inviare una documentazione legalizzata per comunicare il benessere della figlia adottiva. Questo mi ha portato ad ottenere fiducia da parte sua e io ho potuto diventare un suo Amico solo dopo aver conquistato la sua fiducia. Siro Darlan ha sempre dimostrato grandissima serietà nel suo impegno professionale e sociale, senza MAI accettare omaggi o regali che per RISPETTO noi avremmo voluto fare a Lui per dimostrargli la nostra gratitudine per il grande impegno che aveva verso i giovanissimi minorenni senza casa e possibilità per studiare. Persona di grande DIGNITÀ E SEVERA ONESTÀ, sempre pronto ad AIUTARE I PIÙ DEBOLI !!! Merita assolutamente e con convinzione tutta la nostra STIMA PER IL SUO VALORE.La sua grande disponibilità è sempre stata conseguenza del suo amore per la Famiglia. Proprio per questo Egli ha dato con molto impegno umano una FAMIGLIA A TANTI POVERI BAMBINI!!! Dopo più di venti anni di conoscenza e frequentazione (sono stato sette volte in Brasile e a Rio !!!) desidero con tutto il cuore che per Lui, il carissimo Amico SIRO,il Brasile e le Istituzioni facciano DAVVERO GIUSTIZIA!Non credo assolutamente che un Uomo di Valore e grande senso della Giustizia come SIRO DARLAN POSSA AVER SVENDUTO IL PROPRIO ONORE E LA SUA DIGNITÀ PER DENARO!!!!!
    HOI BRASIL... VAI FAZER JUSTIÇIA...CLARO !! ?????
    firmato : BIAGIO MARASCIULO
    da PADOVA - Italia con la mia Famiglia.🇧🇷🇮🇹💙👍

    ResponderExcluir
  21. O Dr Siro é um dos poucos magistrados sensíveis as causas humanas, justo, imparcial, aplicando a lei com rigor. Fui estagiária na Vara da Infância e adolescência, portanto, vi seu tralho de perto. Sempre zeloso. Sou advogada há 22 anos que reconheço o excelente trabalho do magistrado. #forabolsonaro e todos os fascistas .

    ResponderExcluir
  22. Sou testemunha da imparcialidade do Dr.Siro!!!

    ResponderExcluir
  23. Dr.Siro Darlan, desde da sua época como advogado, poteriormente como Juiz no Municipio de Siva Jardim e o seu maior legado durante 17 anos no Juizado de menores, so devo me solidarizar pelo seu honrado trabalho com muita seriedade e honestidade!

    ResponderExcluir
  24. Eu conheço o desembargador Siro Darlan e toda sua família, acompanho seu trabalho desde a época de juiz da infância e adolescência, sempre foi um exemplo para as crianças e como autoridade judicial, nunca deixou de ser contrário ao que ele julga-se fora da ética e da moralidade, por isso, incomoda tanto aos podres poderes bem ditos por Caetano veloso.
    Estarei atento e aqui na zona oeste do RJ, estarei de prontidão a defender sua honra.
    Um homem que veio da pobreza e que honrou o que aprendeu com a senhora Lourdes e com toda sua família

    ResponderExcluir
  25. Eu Manuel comerciante em Bangu acompanho o dr siro Darlan , é um dos magistrados sensíveis as causas humanas , justo , imparcial, aplicando a lei com rigor. Acompanho seu trabalho desde a época de juiz da infância e adolescência nunca deixou de ser contrário ao que ele julga-se fora da ética e da moralidade , por isso incomoda tanto aos poderes estarei atento aqui na zona oeste do rj , estarei de prontidão a defender sua dignidade

    ResponderExcluir
  26. Dr Sirlo Darlan, nós que lhe conhecemos e sabemos da sua integridade, honestidade e retidão, tenha sempre o nosso apoio.

    ResponderExcluir
  27. Figura incansável na busca da justiça em prol dos menos favorecidos. Quando em sua estada na Vara da Infância e Juventude, à época,sempre pautou sua trajetória em dar conforto, acolhimento e segurança ao menor. Foi o período em que mais se acolheu e deu lar as crianças abandonadas. Fica aqui registrado o agradecimento ao ilustre e eterno Juiz Siro Darlan.

    ResponderExcluir
  28. O cidadão de bem indigna-se, entristece-se, quando ver o direito perder sua finalidade e propósito: o bem comum, a formação de bons cidadãos, entregar o certo a quem tem razão, enfim a paz social. O contrário é seu fracasso e a morte da democracia. Ao longo da história, muitas vidas dignas e honradas foram destruídas, prematuramente, ceifadas, pela ação cruel dos poderosos, por ganância de poder, ciúmes, inimizades e até racismo. O direito deixa de cumprir sua missão, por seus indignos agentes e, usa de sua forma e arcabouço, criando aparência de legitimidade e de juridicidade para punir seu desafeto, é o conhecido lawfare. É meu inimigo, não importa os meios utilizados pra destruí-lo. É então, o caso concreto, a injustiça praticada contra o probo Desembargador, Dr. Siro Darlan. Assim, o direito penal do inimigo foi utilizado, mais uma vez, impedindo que, esse juiz exerça sua missão, tendo como escopo a prática do bom direito.

    ResponderExcluir