quarta-feira, 1 de abril de 2020

RO: PM DESPEJA CAMPONESES EM SERINGUEIRAS A MANDO DO LATIFÚNDIO

Reproduzimos importante denúncia em nosso blog: no dia 27 de março, camponeses de Seringueiras, município do interior de Rondônia, foram expulsos da fazenda Recanto onde estavam acampados e dois foram presos pela Polícia Militar. Segundo a denúncia, sob a direção do major Vanilce as tropas despejaram as famílias sem reintegração de posse, sem mandato ou nenhum dispositivo legal, obedecendo unicamente as ordens do latifúndio. Os militares atacaram os camponeses acampados, queimaram pertences e prenderam os trabalhadores.
 
Os policiais alegam que o latifúndio denunciou a entrada dos camponeses na terra e disseram que os trabalhadores exigiram documentação que comprovasse a posse por parte do latifúndio, caso essa não existisse, ali permaneceriam. 


A região é palco de intensa luta pela terra e perseguição aos camponeses. Segundo o relatório da Comissão Pastoral da Terra, só no ano de 2018, mais de 500 famílias estavam envolvidas na luta pela terra apenas no município de Seringueiras.

LATIFÚNDIO TIRA PROVEITO DO SOFRIMENTO CAUSADO PELA PANDEMIA

Ao redor do país temos recebido outras denúncias de ataques covardes à camponeses, indígenas e quilombolas, como no final do mês de março, onde outros sete camponeses foram expulsos pela Polícia Civil de suas terras na antiga fazenda Ouro Verde, em Santana do Araguaia, sudeste do Pará. 

Ao contrário do que é apregoado por alguns, a pandemia do covid-19 parece ter acirrado as lutas existentes e deixado mais vulneráveis aqueles que já eram alvos do velho Estado de grandes burguese e latifundiários, que se aproveitam da dispersão causada pela comoção da pandemia para realizar os ataques mais perversos contra as massas mais profundas de nosso país. 

Nesse sentido, fazemos um apelo à todos as entidades e indivíduos progressistas e democráticos a fazer parte dessa luta por solidariedade na luta por direitos que as massas nunca deixaram de travar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário