quarta-feira, 18 de julho de 2018

NOTA DOS ATIVISTAS CONDENADOS POR CONTA DAS MANIFESTAÇÕES DE 2013/2014

Companheiras e companheiros, segue adiante nota de repúdio assinada por 13 dos 23 ativistas que foram condenados devido a participação nos protestos de junho de 2013 e contra a farra da FIFA.


Nota de repúdio e de chamamento à luta
- Assinam esta nota 13 dos 23 ativistas condenados pelos protestos no Rio -
         Ontem, 17/07, o juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau finalmente entregou o serviço para o qual foi escalado por Sérgio Cabral há quatro anos atrás: condenou todos os 23 ativistas envolvidos nos protestos contra a farra da FIFA a penas que vão de 5 a 13 anos de prisão, em regime inicialmente fechado.
Quais crimes nós cometemos?
Ousamos denunciar os desmandos de Sérgio Cabral, Pezão & CIA, acobertados todo o tempo por parte do Poder Judiciário e do Ministério Público do Rio?
Ousamos denunciar a farra da Copa da FIFA, cujo único “legado” que restou para o povo foram os escombros das comunidades removidas e a quebradeira dos serviços públicos?
Ousamos participar, como estudantes e trabalhadores, ombro a ombro com milhões de pessoas nas maiores manifestações de massas da história recente do país?
Ousamos atuar ao lado de movimentos populares independentes, que não se curvam ou se vendem às “tenebrosas transações” da politicalha oficial que nos desgoverna, cujos maiores símbolos são Pezão e Temer?
Se disso nos acusam, temos que aceitar com orgulho o que dizem os nossos algozes. Porque foi isso mesmo que fizemos, ou seja, lutamos. Todos precisam compreender que é a toda nossa geração que buscam condenar e intimidar com esta sentença infame. Mas não conseguirão: carregamos a teimosia própria dos que insistem em ter fé na vida, fé na luta, fé no povo. A teimosia dos milhares que marcharam na Praça Saens Peña, no dia da final da Copa do Mundo, apenas algumas horas depois que dezenas de ativistas foram presos e enviados para Bangu. Nós temos lado, e este não é o lado da casa grande. Se disso nos acusam, muito obrigado, pois.
Com esta sentença, o Sr. Itabaiana entra para a história pela porta dos fundos. Será sempre lembrado como aquele que perseguiu de modo implacável a juventude de junho de 2013. Que fique registrado: o que se fez no Rio de Janeiro, quanto aos procedimentos persecutórios, prisões abusivas, invasões de residências, infiltração ilegal, grampos de advogados a até uma “delação premiada informal” (a do sabujo Felipe Braz, cujo depoimento é praticamente a única “prova” apresentada para nos condenar) não teve par em nenhum outro lugar do Brasil. Talvez os carrascos se orgulhem do seu serviço; a esse “orgulho” nós achamos mais coerente chamar: VERGONHA!
Sim, porque é vergonhoso que os manifestantes contra a farra da FIFA sejam condenados, quando hoje grande parte dos próprios organizadores da Copa estão presos! Quando o ex-governador que nos reprimiu com selvageria está preso! Quando o país é levado à beira da fome e da devastação social pelos mesmos vampiros que tremeram de ódio quando a juventude tomou as ruas! Quando a Rede Globo, que nos perseguiu, ainda não explicou as suas negociatas em torno dos megaeventos!
Alguma palavra sobre a “conduta reprovável” e “personalidade distorcida” dessas pessoas, senhor juiz?
Reafirmamos o que dissemos ao longo de todos estes anos: LUTAR NÃO É CRIME! Crime é o estado de calamidade oferecido ao povo na fila dos hospitais, crime é a falta de vaga nas creches, crime são os ônibus caros e superlotados, crime é o que se pratica diariamente nas favelas, ensanguentadas pelo genocídio do povo preto e pobre. Isto é crime! E estes crimes, tenham certeza, não ficarão impunes para sempre.
Em tempos de sérios ataques aos direitos trabalhistas e sociais, é fundamental desfraldar bem alto as bandeiras da liberdade de expressão e de manifestação, sem as quais nenhum outro direito pode ser defendido, muito menos conquistado. Isso é ainda mais importante quando o Rio se vê sob uma intervenção militar, e assistimos quase diariamente oficiais discursando abertamente sobre a possibilidade de um golpe militar no país. Conclamamos todos/as os/as lutadores/as, trabalhadores/as, estudantes, coletivos, ativistas, intelectuais e democratas a se manifestarem nessa campanha. Não é só pelos 23: é por todos os que lutam!
Lutar não é crime!
Fascistas, hoje e sempre: não passarão!
Viva as jornadas de junho de 2013!

Assinam esta nota:
Bruno de Sousa Vieira Machado
Elisa Quadros Pinto Sanzi
Emerson Raphael Oliveira da Fonseca
Felipe Frieb de Carvalho
Filipe Proença de Carvalho Moraes
Igor Mendes da Silva
Joseane Maria Araújo de Freitas
Leonardo Fortini Baroni
Luiz Carlos Rendeiro Júnior
Pedro Guilherme Mascarenhas Freire
Rafael Rêgo Barros Caruso
Rebeca Martins de Souza
Shirlene Feitoza da Fonseca

12 comentários:

  1. Só vi um crime no que esses manifestantes fizeram: prepararam o terreno, talvez sem notar, para um golpe de estado. Alguns queimaram ônibus, lixeiras, telefones públicos e até uma sala da ALERJ com um coquetel molotov enquanto diziam que era só 'vidro, plástico e pedra', mas nem por isso deveriam pagar com prisão, a meu ver. O que eu condeno em sua atitude é um ativismo cego que jogou o país nas mãos dos verdadeiros inimigos.

    ResponderExcluir
  2. Golpe aonde a mandatária não perde os poderes políticos? Sai pra lá pelegada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tucanos, ao perderem as eleições, avisaram: não deixaremos Dilma governar. E assim foi. "Pedalada Fiscal"? Não existe esse delito tipificado em nenhum código. Pelego deve ser você, mesmo não declarando seu lugar de fala.

      Excluir
  3. Força grande aos companheiros presos. Vocês não estão e jamais estarão sozinhos nessa.

    Nenhum reconhecimento à justiça dos ricos!
    Liberdade aos presos políticos!

    ResponderExcluir
  4. Saudações de luta aos companheiros, que nunca se deixaram abater!
    Vocês são motivo de orgulho e inspiração à juventude do nosso país!

    "Ir ao combate sem temer!!
    Ousar, lutar, ousar, vencer!'

    Sigam fortes! Estamos com vocês.

    ResponderExcluir
  5. Hoje nossos heróis são taxados como bandidos, quando os verdadeiros bandidos estão ai roubando do nosso país...

    ResponderExcluir
  6. Todo apoio à juventude que lutou em 2013 e até agora sofre as consequências de enfrentar o Estado capitalista.

    ResponderExcluir
  7. Liberdade aos presos políticos! Força, garra e ousadia sempre!! Vocês nos representam!!!

    ResponderExcluir
  8. Cometeram crimes sim e devem pagar pelo que fizeram!!

    ResponderExcluir
  9. Apoio aos manifestantes que reagiram a esse roubo infeliz.
    Mas lula preso e bolsonaro presidente.

    ResponderExcluir
  10. Saudações vermelhas e incandescentes a esses heróis da resistência popular! Abaixo o Estado burguês e seu aparato ideológico(Forças Armadas,Polícia e os Tribunais."lutar pelo povo,de todo coração, tropa de choque da REVOLUÇAO!"

    ResponderExcluir