sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ÍNDIA: GN SAIBABA REALIZA PETIÇÃO POR LIBERDADE CONDICIONAL DE EMERGÊNCIA

Segundo repercutido no portal de notícias revolucionário RedSpark, o ex-professor da Universidade de Delhi, G N Saibaba, na quinta-feira moveu o banco de Nagpur do Tribunal Superior de Bombaim para buscar "liberdade condicional de emergência" com base na morte de sua mãe.

O Tribunal Superior emitiu uma notificação ao governo estadual sobre seu pedido, que pode ser devolvida até 18 de agosto.

Saibaba, condenado por um tribunal de Gadchiroli em 2017 por “ligações com os naxalitas e atividades que equivalem a uma guerra contra o país”, está cumprindo pena de prisão perpétua na Prisão Central de Nagpur.

Sua mãe de 74 anos morreu de câncer em Hyderabad em 1º de agosto. Ele havia se inscrito para obter liberdade condicional das autoridades da prisão na semana passada para comparecer aos rituais pós-funeral, mas foi negado, com as autoridades dizendo: “não pode ser concedido porque ele é um tipo diferente de prisioneiro ”.

Saibaba também havia buscado liberdade condicional para encontrar sua mãe doente, que expressou o desejo de ver seu filho antes da morte. Esse pedido também foi rejeitado pelas autoridades.

O HC rejeitou o pedido de fiança duas vezes, em março e julho, buscado primeiro por motivos de saúde e, posteriormente, por motivos de saúde decorrentes da disseminação da doença coronavírus na prisão, e também para visitar sua mãe doente. O HC havia, no entanto, concordado com as autoridades carcerárias, afirmando que ele estava sendo atendido adequadamente na prisão.

Na quinta-feira, Saibaba, por meio de seu advogado Mihir Desai, abordou o HC para "liberdade condicional de emergência" com base na morte de sua mãe. O promotor público especial Prashant Sathianathan procurou tempo para responder.

Uma bancada da divisão do juiz A S Chandurkar e do juiz Amit Borkar emitiu uma notificação ao governo estadual, que pode ser devolvida em 18 de agosto.

As informações podem ser visualizados em sua fonte original em: https://www.redspark.nu/en/peoples-war/india/political-prisoner-g-n-saibaba-petitions-bombay-high-court-for-emergency-parole/

Nenhum comentário:

Postar um comentário