sábado, 1 de agosto de 2020

CHILE: PALAVRAS DA ADVOGADA DANIELA SIERRA AO SAIR DA PRISÃO DE TEMUCO

Advogada do povo, defensora dos direitos dos povos Mapuche, Daniela Sierra foi detida com brutalidade policial durante a campanha pela liberdade de todos os presos políticos Mapuche.

Mãe de um recém nascida, a advogada ficou três dias detidas na Prisão de Temuco e agora encontra-se em prisão domiciliar. Na ocasião de sua saída, Daniela Sierra deu uma importante declaração na defesa da heróica luta do povo Mapuche e reiterou seu compromisso com a defesa dos direitos de seu povo.

O CEBRASPO manifesta sua solidariedade com a advogada Daniela Sierra, exigindo sua liberdade e o fim de sua perseguição política! Liberdade a todos os presos políticos Mapuche!

A seguir, uma tradução da notícia divulgada pelo portal Periodico El Pueblo:





Compartilhamos o vídeo da advogada Daniela Sierra na saída da prisão de Temuco e a declaração de Newen Che.




Daniela Sierra, na saída da penitenciária feminina de Temuco, depois de quase três dias detida, como as outras lamngen detidas no despejo violento e excessivo que ocorreu na segunda-feira em Temuco, ela também é parente de um Preso Político Mapuche em greve de de fome.



A prisão domiciliar total foi decretada pelo período da investigação. A severidade com que ele imputa novamente responde ao caráter perseguidor que procura punir aqueles que organizam e defendem as justas lutas do povo. Direitos básicos mais uma vez violados em um sistema judicial que não respeita os protocolos internacionais, na semana crucial de mobilização, onde os grevistas Mapuche estão em um momento crítico, que expõem suas vidas em busca de respeito por acordos humanitários internacionais, como o acordo 169 da OIT.

Como resultado dessa prisão, uma mãe e seu bebê recém-nascido foram separados por quase 3 dias sem a menor consideração. A investigação continuará e não surpreende que uma decisão desfavorável seja obtida novamente, já que esse velho estado pune e condena sem provas, aludindo à busca de "justiça" ao lidar com o conceito, mas, na realidade, a presunção de inocência parece inexistente quando o acusado é pobre, Mapuche ou siga o caminho da luta.

E as pessoas que foram mortas pelas forças repressivas do regime desde o início da revolta? Com as pessoas que perderam sua visão total ou parcial por exercer seu direito legítimo de se manifestar? E quantos detidos ou acusados ​​como pessoas uniformizadas existem como resultado dessas ações? O sistema judicial chileno responde aos interesses do latifúndio e do empresariado. Justiça é para os patrões.

As verdadeiras razões para a prisão e criminalização de Daniela Sierra são por ser parceira de um dos PPM (Presos Políticos Mapuche) da Prisão de Angol em greve de fome, por despor sua vida e seu trabalho às justas lutas dos povos oprimidos, mais uma vez a perseguição política está presente.

Liberdade para os PPM de Angol em greve de fome! »

Também compartilhamos a entrevista realizada pela Associação de Repórteres Independentes em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário