sexta-feira, 17 de agosto de 2018

LÍDER ESTUDANTIL SOFRE ATENTADO NA ÍNDIA

Repercutimos grave denúncia que recebemos a respeito de um atentado contra a vida de um líder estudantil em Nova Deli, na Índia.


O estudante da Universidade Jawaharlal Nehru (JNU, sigla em inglês), Umar Khalid, foi surpreendido por um atirador enquanto se dirigia à um evento que ocorreria em sua universidade, "Liberdade do Medo", que trataria do tema de vítimas de linchamento de muçulmanos, dalits e outros elementos marginalizados da sociedade indiana. Apesar de armado, amigos e pessoas que estavam próximos intimidaram o atirador, que só realizou o disparo à distância que não acertou o alvo, segundo relatou o próprio estudante. O atirador fugiu do local. 
Khalid relata que, apesar de assustado com a gravidade da situação, não ficou surpreso, dado o tema do debate que iria participar: "O que aconteceu nos últimos anos é uma campanha de desinformação, propaganda e ódio que está sendo espalhada por empresas de comunicação, exército de encrenqueiros do partido que está na gerência (o Partido do Povo Indiano, BJP), onde todos que se opõem ao governo, que questiona o governo, eles são tachados de 'anti-nacionais', e então qualquer coisa pode ser feita contra eles", denuncia.

Nós, do CEBRASPO, repudiamos veementemente o atentado e exigimos das instituições responsáveis a punição do responsável! Toda solidariedade ao líder estudantil Umar Khalid e às massas mais profundas que tem sofrido com a campanha de ódio e suas graves consequências!

Mais informações sobre o atentado podem ser lidas no seguinte endereço: https://thewire.in/rights/umar-khalid-constitution-club-shooting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário