segunda-feira, 13 de agosto de 2018

ADVOGADO DA IAPL É DEPORTADO DAS FILIPINAS

ADVOGADO POPULAR AUSTRALIANO, GILL BOEHRINGER, É DEPORTADO DAS FILIPINAS

Recebemos por nosso correio eletrônico grave denúncia da deportação do Professor de direito Gill Boehringer, advogado do povo australiano e membro da IAPL/ Associação Internacional dos Advogados do Povoque estava nas Filipinas. Gill Boehringer está sendo deportado sob a acusação de participar de feiras contra a APEC (ÁSIA - COOPERAÇÃO ECONÔMICA DO PACÍFICO), sendo criminalizado simplesmente por participar de eventos públicos.

O CEBRASPO repudia veementemente essa atitude do Estado filipino, e estende sua solidariedade à esse importante advogado popular.


Professor Gill Boehringer, advogado do povo internacionalista

Divulgamos abaixo a nota que recebemos:

"8 de agosto de 2018

Professor de Direito, australiano, está sendo deportado das Filipinas

O professor de Direito, aposentado, Gill Boehringer, foi detido em sua chegada a Manila


No dia 7 de agosto foi dito que ele seria deportado às 8h30 do dia 8 de agosto sob a alegação de que teria participado em feiras contra a APEC (ÁSIA - COOPERAÇÃO ECONÔMICA DO PACÍFICO).

'Pedimos ao governo de Duterte que cancele esta ordem de deportação, e também pedirmos à ministra dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop, para tomar medidas sobre este caso', disse Peter Murphy, da Coalizão Internacional para o Direitos nas Filipinas.

Advogados nas Filipinas estão trabalhando duro para atrasar ou bloquear esta deportação.  O Professor Boehringer tem mais de 80 anos, e tem sido um visitante freqüente a este país, sendo casado com uma filipina que mora em Mindanao. Por causa de sua idade e suscetibilidade a coágulos sanguíneos, eles pediram que a deportação fosse, pelo menos,  adiada. Isso também é para permitir que sua esposa pudesse chegar em Manila para vê-lo e também para permitir-lhe mais descanso.

A última reunião dos líderes da Apec nas Filipinas foi em novembro de 2015 e o Professor Boehringer visitou e ficou nas Filipinas muitas vezes e por longos períodos desde então, sem quaisquer problemas levantados contra ele.

No entanto, o caso do Professor Boehringer é semelhante ao da missionária religiosa australiana Irmã Patricia Fox, 71 anos, que agora tem contra si uma ordem de deportação apresentada pela primeira vez em abril deste ano, novamente com base em 'participação em comícios'. O governo de Duterte agora tem um padrão de ação contra estrangeiros que testemunham a dura repressão sendo imposta por seu governo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário