segunda-feira, 27 de agosto de 2018

USA: PRESOS INICIAM GREVE EM 17 ESTADOS CONTRA "ESCRAVIDÃO MODERNA"

Iniciou-se em 21 de agosto uma importante greve dos presos de 17 estados do sistema carcerário dos Estados Unidos, reivindicando melhores condições e salários, além de denunciarem o que os grevistas chamaram de "escravidão moderna".


Manifestantes declaram apoio à greve dos presos: "A escravidão nunca acabou"

Os grevistas se recusam, desde o início da greve, a realizarem os trabalhos forçados, e entregaram uma lista de demandas que incluem melhores salários, revisão das leis que contribuem para o encarceramento em massa, serviços de reabilitação para todos os prisioneiros e fim das mortes na prisão.

Outro fator importante que motivou a greve foi a rebelião que aconteceu em abril no Instituto Correcional de Lee, na Carolina do Sul, quando sete presos foram mortos e 17 ficaram severamente feridos. Testemunhas afirmaram que os mortos foram empilhados, com a conivência dos funcionários da prisão.

O sistema carcerário, composto de verdadeiras masmorras do velho estado usadas para punir as classes trabalhadoras, é conhecido por violações dos direitos mais básicos e por negar o mínimo de dignidade aos detentos. O Estados Unidos é o país com a maior população carcerária do mundo, que ultrapassa os 2 milhões. 

A data escolhida para iniciar a greve foi uma forma de homenagear George Jackson, membro da organização Black Guerilla Family (Família de Guerrilha Negra, em tradução livre), que dedicou sua militância ao movimento negro anti-prisional e morreu em 21 de agosto de 1971. 

Nós do CEBRASPO nos solidarizamos e defendemos o direito dos presos lutarem por sua dignidade e pelos seus direitos mais básicos, que escancaram a ineficácia do sistema carcerário como uma instituição de recuperação e a desmascara como uma mera ferramenta de opressão contra as massas mais pobres!

Para mais informações, acessar o seguinte endereço:  https://www.democracynow.org/2018/8/24/headlines/prison_strike_against_modern_day_slavery_spreads_nationwide 
Outras informações também podem ser lidas neste endereço: https://www.brasildefato.com.br/2018/08/21/presos-dos-eua-comecam-greve-contra-escravidao-moderna/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário