segunda-feira, 23 de maio de 2016

SEGUEM AS EXECUÇÕES DE JORNALISTAS NA ÍNDIA



“Segundo a organização ‘Repórteres Sem Fronteiras’, dos países asiáticos a Índia teve o maior número de jornalistas mortos em 2015.”

Segue tradução de um artigo publicado no blog maoistroad:


“Dois jornalistas indianos foram mortos por homens armados em menos de 24 horas, em dois estados diferentes no leste da Índia, segundo a polícia e os meios de comunicação locais. A Federação Internacional de Jornalistas pede que o país ‘ponha fim à impunidade’.
Rajdeo Ranjan, chefe do jornal diário Hindi Hindustan, foi morto a tiros por dois homens armados em Bihar no dia 13 de maio à noite. Os homens armados estavam em uma motocicleta e atiraram cinco vezes contra o jornalista.
Um oficial da polícia do distrito de Siwan, Saurabh Kumar Sah, afirmou:  ‘Ele foi baleado à queima-roupa. Nós o levamos para o hospital, mas ele já estava morto quando chegou. ’
Duas pessoas foram presas e a polícia disse que o jornalista poderia ter sido morto por causa de seus artigos.
Já na quinta-feira à noite, 12 de maio, um jornalista da televisão, Akhilesh Pratap Singh, foi assassinado por assaltantes desconhecidos quando voltava para casa em sua motocicleta, no estado vizinho de Jharkhand.
Um alto funcionário da polícia deste Estado, Upendra Prasad, disse ao jornal Indian Express, que não havia nenhuma testemunha da cena, mas os assassinos estavam em uma motocicleta. Ele acrescentou:  ‘Nós ainda não sabemos se o jornalista havia recebido ameaças. ’
Familiares e seguidores deste jornalista bloquearam estradas sexta-feira em protesto, exigindo ação imediata por parte da polícia contra os assassinatos, bem como uma explicação.
Segundo a União dos jornalistas indianos, membros da IFJ, os dois jornalistas foram mortos porque eles estavam investigando casos de corrupção e atividades criminosas nos estados mais pobres do país. A polícia também segue esta pista.
Comunicado da União de Jornalistas Indianos: ‘Os Jornalistas trabalham em áreas rurais, são menos considerados e são os menos bem pagos no país. Enfrentam ameaças e intimidações de ambiente político e criminal.’
Segundo a organização ‘Repórteres Sem Fronteiras’, dos países asiáticos a Índia teve o maior número de jornalistas mortos em 2015.  O país está na posição 133 de 180 no ranking da liberdade de imprensa estabelecida pela RSF. Jornalistas são frequentemente vítimas de assédio e intimidação por parte da polícia, políticos, administrativos ou grupos criminosos.
Em outubro, um jornalista de televisão foi morto a tiros em Uttar Pradesh (norte). Ele também tinha sido alvo de assassinos da motocicleta. Em junho, um jornalista independente foi queimado até a morte por assaltantes no mesmo Estado.
A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) exigiu, no dia 15 de maio, que a Índia "acabe com a impunidade" dos assassinatos de jornalistas. A IFJ presidente Jim Boumelha disse em um comunicado: ‘Condenamos totalmente estes assassinatos e exigir uma investigação rápida e completa. ‘ Segundo a IFJ, já são 9  jornalistas mortos em um ano na Índia.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário