segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ATO INTERNACIONAL PELA LIBERTAÇÃO DE G.N. SAIBABA

Convidamos todos para o ato internacional pela libertação do professor de inglês G.N. Saibaba, docente da Universidade de Delhi – India, que encontra-se preso desde 09 de maio de 2014.


Capturado em operação de forças policiais dentro do campus da universidade, Saibaba foi vendado e imediatamente levado para o Estado de Maharashtra, sem poder ser acompanhado por qualquer advogado e permanecendo incomunicável por vários dias. Desde então encontra-se preso em condições desumanas em um presídio que não possui as mínimas condições para abrigar indivíduos portadores de necessidades físicas especiais, tal como Saibaba.

Acusado pelo Estado indiano de possuir vínculos com os maoístas desse país, Saibaba tem sua trajetória marcada pelo apoio a luta dos povos tribais adivasi, sendo o secretário-adjunto da Frente Democrática Revolucionária (RDF) e um dos organizadores centrais do "Fórum Contra a Guerra ao Povo", que mobilizou a opinião pública na Índia e no exterior contra a vergonhosa “Operação Caçada Verde” – operação político-militar que visa remover as populações adivasi de seus territórios nativos para a entrega dessas áreas à exploração de minérios e demais recursos naturais a monopólios nacionais e internacionais.


Saibaba esteve no Brasil em 2012, realizando palestras em algumas universidades, dentre elas a palestra “Em Busca de um ‘Sujeito em Movimento’ na obra de Arundhati Roy ‘O Deus das Pequenas Coisas’ e na literatura Dalit em Telugu”, realizada na Universidade Federal Fluminense.

Intelectuais progressistas, professores, associações de luta pelos direitos humanos e movimentos democráticos por todo o mundo tem rechaçado de forma veemente esta prisão que viola os direitos constitucionais da Índia e também os diversos tratados internacionais de direitos humanos.



Aqui no Brasil, nos juntamos a campanha internacional pela libertação do Dr. Saibaba, exigindo sua libertação incondicional e imediata, como parte de uma luta maior pela libertação dos presos políticos de todo mundo. Condenamos o Estado fascista reacionário na Índia por transformar o país inteiro em uma prisão para os seus povos oprimidos e as minorias nacionais e religiosas.

Liberdade já para G.N. Saibaba!

Abaixo a Operação Caçada Verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário