segunda-feira, 15 de agosto de 2022

DR. SERNAS: Chamamento para reforçar a campanha internacional #DrSernaspresentacionconvida 30/08

 


Reproduzimos aqui a carta de convocatória para campanha internacional por #DrSernaspresentacionconvida:

Em 10 de Maio de 2018, o Dr. Ernesto Sernas García, professor na Universidade Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), ensaísta, investigador, professor, ativista e defensor dos direitos do povo, desapareceu. O camarada Sernas García foi o conselheiro jurídico do Corriente del Pueblo Sol Rojo e esteve encarregado da defesa de 23 militantes presos em prisões de alta segurança acusados de terrorismo e transportando explosivos para uso reservado do exército mexicano.

A magistral defesa liderada pelo camarada Sernas García levou à libertação e subsequente absolvição dos militantes da CP-Sol Rojo, bem como de dois outros co-arguidos. Isto gerou um profundo ódio de classe entre as elites dominantes, que ordenaram este crime contra a humanidade contra um intelectual revolucionário.

Desde então, o nosso camarada desapareceu e a posição da nossa organização e da sua família é exigir que ele seja apresentado vivo.

Ao longo destes mais de quatro anos, a CP-Sol Rojo realizou inúmeras atividades de protesto, enquadradas na campanha #DrSernasPresentaciónConVida. A isto se juntaram personalidades, escolas, instituições culturais, organizações de direitos humanos, organizações democráticas-revolucionárias e partidos comunistas em todo o mundo.

Como parte destas ações no nosso país houve marchas, comícios, caravanas, desfile, graffitis, etc. Ativistas e amigos levantaram o seu nome, o seu rosto e a sua luta em estados como Oaxaca, Guerrero, Chiapas, Hidalgo, Veracruz, Estado do México e Cidade do México.

Na mesma linha e numa grande manifestação de internacionalismo proletário, ativistas revolucionários realizaram comícios, manifestações e declarações nos consulados e embaixadas mexicanas, bem como conferências e ações de divulgação em países como a Colômbia, Brasil, Equador, Chile, Estados Unidos, Canadá, Galiza, Alemanha, Áustria, Finlândia, Rojava, entre outros.

As Nações Unidas através do Comité contra os Desaparecimentos Forçados (CED) emitiram a Ação Urgente n.º 540/2018 e, posteriormente, o parecer de um grupo de peritos; a Organização Mundial contra a Tortura (OMCT), a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH) e os Defensores da Linha da Frente também se pronunciaram sobre o assunto.

No entanto, apesar de todos os recursos legais e esforços políticos empreendidos até agora, o velho estado latifundiário-burocrático, através dos governos federal e estaduais, estão realizando ações delatoras contra o Dr. Sernas e a sua família.

Neste sentido, o Ministério do Interior e a Comissão Nacional de Busca, juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado de Oaxaca, a Comissão de Busca do Estado e o Provedor dos Direitos Humanos do Povo de Oaxaca, mantêm uma política de simulação com ficheiros em que a burocracia e a inatividade processual são o fator comum, impedindo o acesso à verdade e à justiça.

É por isso que este 30 de Agosto, no âmbito do Dia Internacional dos Detidos-Desaparecidos, a Corrente Popular do Sol Vermelho e a família do camarada Dr. Ernesto Sernas García irão de novo para as ruas, para gritar alto o seu nome, para pintar o seu rosto nas paredes e deixar claro que não perdoamos nem esquecemos este crime contra a humanidade que faz parte da guerra contra o povo que até agora deixou mais de 100.000 pessoas desaparecidas no nosso país.

Apelamos às organizações irmãs no México e noutros países para que se juntem a nós em 30 de Agosto, a partir das suas geografias, dos seus caminhos e das suas capacidades, nesta exigência de justiça contra o velho e podre Estado mexicano. A campanha internacional #DrSernasPresentaciónConVida continua.


Ernesto Sernas García... apresentação viva!


Porque o apanharam vivo, e vivo o queremos!


Nem perdoar nem esquecer!


Punição para os perpetradores e mestres!


Defendam a vida e os direitos do povo!


 Combativamente:


Família do Dr. Ernesto Sernas García


O actual Sol Vermelho do Povo


Oaxaca, México. Agosto 2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário