terça-feira, 2 de junho de 2020

ÍNDIA: FAMÍLIA DENUNCIA SITUAÇÃO CONDIÇÕES DE SAÚDE DE SAIBABA

Compartilhamos com nossos leitores e apoiadores uma carta redigida por familiares do Dr. G.N. Saibaba, onde denunciam a sentencia de morte a qual foi condenado Saibaba pelo velho estado indiano. Os familiares denunciam a dramática deterioração do estado de saúde do professor em consequência das péssimas condições a que é submetido nas masmorras do velho estado, que, em meio à pandemia de COVID-19, tem reduzido ainda mais a imunidade e a minimas condições de saúde de Saibaba.

Seus familiares também fazem um apelo a todos os ativistas e organizações de direitos do povo, organizações de pessoas com deficiência e sociedade civil para que intercedam por Saibaba e exijam sua liberdade imediata.

O CEBRASPO, por meio desta postagem e tradução da carta, se solidariza com o professor Saibaba e com seus familiares, exigindo sua libertação e de demais presos políticos democráticos e revolucionários da Índia!

Segue abaixo a tradução:




As condições de saúde do Dr. G.N. Saibaba na prisão central de Nagpur estão em péssimo estado. Seu pedido de liberdade condicional foi rejeitado pelo Supremo Tribunal, alegando que a família de seu irmão está morando em uma zona de contenção da COVID, mas essas informações não são verdadeiras.

A casa de seu irmão não está em nenhuma área de alerta vermelho. O calor do verão de Nagpur trouxe sua imunidade e condições de saúde a um nível mais baixo de todos os tempos, e não há alívio. Recentemente, a cadeia rejeitou o pedido de ajuda de Saibaba, já que ele não pode fazer nada por portar 90% de deficiência no corpo e do não-funcionamento de ambas as mãos. Ele não pode nem ir ao banheiro, cuidar de suas necessidades diárias, passar da cama para a cadeira de rodas etc. sem ajuda.

Quando o Supremo Tribunal rejeitou seus pedidos de fiança anteriores, alegou-se que dois ajudantes dedicados foram designados a ele para cuidar de suas necessidades como uma pessoa com deficiência física, mas esses ajudantes eram apenas co-condenados ajudando de sua boa vontade. As autoridades da cadeia não designaram funcionários extras para ajudá-lo. As duas pessoas que estavam ajudando ele não querem continuar fazendo isso, por causa de suas próprias condições. Ele foi deixado sozinho, para apodrecer em sua cama onde ele não pode nem se mover, sem qualquer ajuda. Dr. Saibaba solicitou às autoridades, solicitando um novo ajudante, e seu pedido foi rejeitado abertamente.

Atualmente, ele teve vários desmaios e é incapaz de dobrar os dedos e manter o punho fechado. Ele sofreu dores no peito três vezes, mas eles não o levam ao hospital desde março. As autoridades parecem ter declarado que não tentarão salvá-lo e o deixaram morrer. Nesta condição, nós, a família de G.N. Saibaba solicitamos às autoridades judiciais que sejam razoáveis e justas e protejam sua vida e seus direitos básicos, concedendo-lhe fiança, onde podemos prestar assistência médica e restaurar alguma dignidade da vida.

Apelamos a todos os ativistas e organizações de direitos do povo, organizações de pessoas com deficiência e sociedade civil para que levantem a voz genuinamente para a libertação do Dr. G. N. Saibaba."

A carta pode também ser lida no seguinte endereço eletrônico: http://dazibaorojo08.blogspot.com/2020/05/india-gran-preocupacion-por-la-salud.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário