segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ÍNDIA - 28 COMBATENTES DO EGPL SÃO ASSASSINADOS PELA OPERAÇÃO CAÇADA VERDE

Neste segunda-feira foram noticiados em sites internacionais os detalhes do combate no distrito de Malkangiri, onde foram mortos 28 combatentes EGPL(Exercito Guerrilheiro Popular de Libertação). Há informações que a comida dos guerrilheiros foi envenenada, e a autopsia revelou marcas de torturas em diversos corpos além de execuções sumárias sem chances de defesa.
Através do trabalho de espionagem e de informantes os agentes  da repressão possuíam o conhecimento da presença do responsável pelo Comitê da Zona Especial de Andrha Odisha, conhecido como camarada RK, um líder veterano, de 60 anos e membro do Comitê Central do PCI (MAOISTA), além de outros membros do partido, responsáveis militares e políticos.
Tanto o PCI (MAOISTA) quanto o EGPL são muito ativos nesta área. Em setembro passado organizaram massivas assembleia populares convocando as massas a aderirem ao boicote a farsa eleitoral  e organizaram a luta contra as empresas de mineração internacionais que procuram destruir o distrito, privando os agricultores de suas terras tribais e de seus meios de sobrevivência.
Uma unidade conjunta de comando policial, através de transportes aéreos conseguiu localizar a unidade maoista, cerca de sessenta combatentes, nas proximidades de uma área arborizada, ocasionando uma batalha com as unidades EGPL.
Os relatos contam que os guerrilheiros de forma heroica, e as custas de suas próprias vidas, contiveram os esbirros policiais, conseguindo retirar o grosso da unidade. O líder maoista camarada RK e outros quadros encontram-se desaparecidos.

Entre os mortos estão dois quadros veteranos do Partido e do EGLP os camaradas Daya e Ganesh, reconhecidos por seus parentes, e o camarada Shivahi filho do camarada RK, que era comandante de uma unidade de guerrilha. Sua mãe que o identificou. Tombaram também a camarada Latha, membra do Comitê da área, identificada por seu filho. Camarada Krishna comandante do distrito de Medak e a camarada Budri do pelotão de segurança do Comitê da Zona Especial de Andrha Odish. Camarada Madhu, chefe da equipe técnica, nascido em West Godavari. O comandante do Comité Regional Central da área, camarada Rajesh, os também comandantes da área camarada Birsu, camarada Riono e a camarada Mamata estão entre os identificados.
No total, 14 corpos foram identificados, dos 28 mortos pelas forças repressivas. Num comunicado o PCI(MAOISTA) classificou o atentado como o mais grave dos 40 anos de guerra popular e ressaltou que mantem seu compromisso com as massas oprimidas da Índia.
O escritor revolucionário e poeta Varavara Rao, junto com Padma Kumari, a viúva do camarada Suresh assassinado em 1998, estão acompanhado as famílias e relataram que alguns dos maoistas foram capturados vivos e depois mortos simulando um falso enfrentamento. Eles também protestaram contra o tratamento desrespeitoso com os cadáveres e  o objectivo da operação, que seria de esmagar a resistência das massas contra as corporações mineiras.

Com informações de: https://correovermello.wordpress.com/

FALSOS ENCONTROS CONTINUAM MATANDO CAMPONESES E ADVASIS

Os atos chamados de "falso encontro", técnica usada pelas forças repressivas do velho Estado reacionário para esconder execuções extrajudiciais simples de pessoas que são acusadas de serem apoiadores ou pertencentes do Partido Comunista da Índia (Maoista), estão ocorrendo diariamente na Índia. Intelectuais e democratas revolucionários estão denunciando está prática que tem o único intuito de impedir a luta das massas contra a entrega das riquezas naturais que encontram-se nos bosques e florestas paras os monopólios imperialistas.
Para mais informações acesse: http://www.icawpi.org/

ABAIXO A OPERAÇÃO CAÇADA VERDE!
LIBERDADE PARA OS PRESOS POLÍTICOS DA ÍNDIA!




Um comentário: