quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Noam Chomsky e outros renomados intelectuais aderem a Campanha de Liberdade para Murali (Cam. Ajith)



Justiça para Murali (Camarada Ajith)

Judith Butler, Spivak, Noam Chomsky exigem cuidados médicos adequados para o prisioneiro maoísta camarada Ajith (K.Muraleedharan).

Publicação de 08 de setembro de 2016, traduzido pelo CEBRASPO 15 de setembro de 2016.

Prof. Judith Butler também apoia a campanha que exige cuidados médicos necessários  para o prisioneiro maoísta, camarada Ajith.
Mundialmente conhecida, a pensadora feminista e filósofa Judith Butler, professora da Universidade da Califórnia, Berkeley, apoiou a campanha global para a prestação de cuidados médicos adequados para o enfermo maoísta sob julgamento, o prisioneiro K Murleedharan de Kerala, que deu entrada na Prisão Central Yerawada perto de Pune há 15 meses. Prof. Butler havia endossado a chamada por meio de mensagem de e-mail à Justiça para Murali, um coletivo global que exige cuidados médicos e liberdade sob fiança para o Sr. Muraleedharan de 62 anos, que sofre de doenças cardíacas.
Globalmente conhecidos e renomados intelectuais públicos e cientistas sociais, como o Prof. Noam Chomsky, Prof. Gayatri Spivak Chakravarty e Prof. Partha Chatterjee já aprovaram a chamada e aderiram à campanha.
Prof. G Haragopal do Comité de Defesa para a Libertação dos Presos Políticos e o poeta Varavara Rao exigem a imediata concessão de fiança para o Sr. Muraleedharan por motivos médicos. "Como um paciente cardíaco que requer tratamento adequado e assistência médica. As autoridades estão negando mesmo esses direitos mais básicos para ele", eles disseram. Prof. GN Saibaba, Prof. C Sheshayya, Presidente Andhra Pradesh Comitê de Liberdades Civis, Prof. G Lakshman Presidente, Comissão das Liberdades Cívicas Telengana estão entre as pessoas que se apresentaram para exigir assistência médica adequada e fiança para Sr. Muraleedharan.
Justiça para Murali (Camarada Ajith)
Justiça para Murali é um coletivo global que emergiu para garantir um bom atendimento, tratamento médico e fiança para Muraleedharan.K (Murali Kannampilly), um ativista político radical  nas últimas quatro décadas e um ilustre estudioso da economia política, estudos Dalit e autor de 'Land, Casta e servidão', uma análise pioneira das relações agrárias em Kerala. Está definhando na Prisão Central de Yerawada  perto de Pune durante os últimos 15 meses como prisioneiro sob julgamento.
O estado de saúde de Murali de 62 anos, que já passou por uma cirurgia aberta no coração, tem sido um assunto de grande preocupação para os amigos, companheiros, membros de sua família e bem intencionados, desde sua prisão. Como se temia, seu estado de saúde dera  uma guinada para pior forçando as autoridades da prisão a admiti-lo no Hospital do Governo Sassoon em Pune, em 4 de setembro de 2016. Mas as autoridades de prisão deram-lhe alta do hospital em 06 de setembro de 2016 após a apresentação de uma petição de um advogado, para garantir o cuidado adequado para ele no hospital e permitindo seu filho assistir a ele lá. Até então não havia ninguém até mesmo pegue a amostra de urina que o médico havia instruído a ser testada e enviada para o laboratório.
Diante do passo tomado pelas autoridades da prisão, os globalmente reconhecidos intelectuais e cientistas sociais, como o Prof. Noam Chomsky, Prof Gayatri Spivak Chakravarty, Prof. Partha Chatterjee apoiaram o pedido de assistência médica adequada ao Sr. Muraleedharan.
O coletivo Justiça para Murali foi formado para estender esta campanha em uma escala mais ampla para garantir cuidados médicos adequados para o prisioneiro doente, bem como exigir a sua libertação da prisão. Nós procuramos a ajuda e o apoio de todas as pessoas que acreditam  na democracia, direitos humanos e na  liberdade individual para se juntarem a demanda por assistência médica adequada, assim como a liberação de Murali da prisão.
 Após sua prisão pelas acusações de ser um líder do Partido Comunista da Índia (Maoísta), ele foi apresentado a um tribunal apenas uma vez nos últimos 15 meses. Enviado para  uma prisão de alta segurança, as autoridades da prisão também  o proibiram de ter acesso a livros e outras publicações para ele.
A ação das autoridades de prisão é contra os direitos fundamentais garantidos pela Constituição indiana, os princípios consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção das Nações Unidas são contra a Tortura. Mais uma vez, buscamos o apoio de todas as pessoas que acreditam na liberdade, nos direitos humanos e na dignidade individual a aderirem à campanha para garantir a assistência médica adequada e liberação de Mr. Muraleedharan da prisão.

Lista de personalidades que já aderiram campanha:

1: Prof. Noam Chomsky: MIT
2: Prof. Gayatri Spivak Chakravarty: Universidade de Columbia
3: Prof. Judith Butler: University of California, Los Angeles
4: Prof. Partha Chatterjee: Universidade de Columbia
5: Prof. Anand Teltumbde: IIT Khargapur
6: Prof. Prabhat Patnaik: Professor Emérito da Universidade Jawaharlal Nehru
7: Bernard D'Mello, Editor-adjunto, Económico e Político Semanal
8: Dr. KT Rammohan: Antiga Escola Dean de Ciências Sociais, Mahatma Gandhi University
9: Dr. TT Sreekumar: Professor, MICA, Escola de Idéias, Ahmedabad
11: Dr. J. Devika: Professor Assistente do Centro de Estudos de Desenvolvimento, Thiruvananathapuram
12: Prof. AK Ramakrishnan: Professor, Centro de Estudos sobre a Ásia Ocidental, Universidade Jawaharlal Nehru, Delhi
13: K Satchidandan: escritor poeta
14: Meena Kandasamy: escritor poeta
15: Kanam Rajendran: Secretário de Estado, Partido Comunista da Índia, Kerala
16: BRP Bhaskar: eminente jornalista e escritor
17: K Venu: O escritor e comentador social
18: MM Somasekharan: O escritor e comentador social
19: Njamal Babu (TN Joy): Intelectual Pública
21: PK Venugopal: Janakeeya Kala Sahitya Vedi
22: Prof. G Haragopal: Comité de Defesa, da Comissão para a libertação dos presos políticos
23: Varavara Rao, presidente da Frente Democrática Revolucionária, Fundador, Revolutionary Writers Association
24: Rajkishore, Secretário Geral, RDF
25: Prof. G N Saibaba, vice-secretário, RDF
26: Varalakshmi, Secretário, Virasam (Revolutionary Writers Association)
27: Prof C Sheshayya, Presidente, APCLC
28: Prof. G Lakshman, Presidente, Comissão das Liberdades Cívicas Telengana.


*Nota traduzida de: http://maoistroad.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário