quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

ÍNDIA: VELHO ESTADO PRENDE PROFESSOR KASEEM

Segundo o portal de notícias internacional Dazibao Rojo, foi preso em 18 de janeiro de 2020 o Professor da Universidade de Osmania, Chintakindi Kaseem, detido pela polícia de Telengana sob a draconiana Lei de Prevenção de Atividades Ilegais (UAPA) por suposto envolvimento com os revolucionários maoístas do Partido Comunista da Índia (Maoísta).



Professor Kaseem foi recentemente apontado como Secretário Geral da Associação de Escritores Revolucionários (Viplava Rachayitala Sangam, ou conhecido pela sigla ViRaSam), uma entidade de intelectuais comprometidos com a defesa dos direitos do povo. 

A polícia de Telengana tem sido acusada de reprimir os dissidentes e críticos do estado, e da prisão de vários ativistas e defensores dos direitos dos povos, como o presidente de Telangana Vidyarthi Vedika, Bandari Maddileti, o vice-presidente regional da Frente de Telangana Praja, Nalamasi Krishna, e o professor assistente da Universidade de Osmania, K Jagan, acusados de terem vínculos com o PCI (maoísta).

Como já temos divulgado no nosso blog, esta Lei de Prevenção de Atividades Ilegais (UAPA) tem sido usada para reprimir e intimidar as massas na sua luta pelos direitos democráticos mais básicos, segundo denunciam os movimentos populares, democráticos e revolucionários.

Nós, do CEBRASPO, condenamos mais esta prisão política sob o gerenciamento do Primeiro Ministro fascista Modi, do BJP (Partido do Povo Indiano) que tem promovido  ferozmente políticas anti-povo e ataques contra todos os que lutam pelos direitos do povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário