terça-feira, 28 de janeiro de 2020

EQUADOR: LIBERDADE AO COMPANHEIRO CRISTIAN MONTERO!


Cristian Montero, ativista político, foi preso pela polícia equatoriana, segundo nota difundida pela Frente de Lutas em Defesa do Povo (FLDP) do Equador. O ativista foi acusado de rebeldia, paralisação de serviços públicos e terrorismo, entre outras coisas. Na realidade, ele participa da luta contra as grandes mineradoras que expulsam camponeses no interior do país.

Segundo nota, a FLDP denuncia que o objetivo do velho Estado é desmobilizar o movimento operário e as organizações camponesas sob sua direção. “A estratégia do regime”, afirmam, “também se baseia na aquisição de armas e demais apetrechos militares para comprometer as Forças Armadas de maneira direta na repressão do povo; mas não só isso, implantaram todo um contingente de inteligência que procura reunir informações sobre o elemento consciente da classe e do povo para prosseguir com a sua neutralização. Toda esta campanha visa um único objetivo: dar rédeas soltas às medidas do FMI das quais o regime não renunciou, apesar do levante popular de Outubro.”

“Que o regime compreenda isto: a repressão apenas alimenta o crescente e determinado protesto popular. Que o regime não acredite que vai encontrar o povo e os camponeses pobres armados com cartazes, panelas, apitos, tambores e cantos tristes; ele se deparará com um força popular com direção proletária correta, firme, determinada, disposta a usar violência revolucionária para deter a campanha repressiva do governo e as políticas econômicas que vão contra a soberania nacional e atentam contra a economia do povo”, conclui a FDLP.

Nós, do CEBRASPO, exigimos a libertação imediata de Cristian Montero e de todos os presos políticos democráticos e revolucionários do Equador, e repercutimos a grave denúncia de perseguição por parte do velho estado do Equador aos elementos mais combativos dos levantes populares de Outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário