quarta-feira, 9 de outubro de 2019

DENÚNCIA: POLÍCIA INVADE HORTA E AGRIDE MILITANTE NA BAHIA


Foto: Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto

No último dia 5 de outubro, policiais militares invadiram a horta comunitária África Livre - organizada pela organização 'Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto' e localizada no Parque Solar Boa Vista, em Salvador, Bahia - e agrediu o militante e escritor Hamilton Borges, que também é articulador da Escola Winnie Mandela.

Em nota de denúncia publicada no dia 7 de outubro, o Comando Vital Reaja, do Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, apontou que "em suas práticas costumeiras de ataques, esculacho, achaques e abordagens violentas e sem motivos fundados – que envolvem socos, tapas e prisões arbitrárias de jovens pretos e pretas frequentadores do Parque, [os policiais] entraram aos gritos de 'mãos na cabeça, porra!'". 

A denúncia ainda diz que os policiais exigiram que Hamilton colocasse as mãos na cabeça e se virasse para parede. Diz a nota: "O militante se recusou exigindo um motivo fundado para aquela abordagem realizada por seis policiais de forma truculenta com armas engatilhadas", e isto ocorreu no momento em que outros militantes e crianças da Escola Winnie Mandela faziam a rega diária da horta construída de forma autônoma pela organização. "Hamilton Borges teve duas armas apontadas para sua cabeça e, numa condição de vulnerabilidade e humilhação, teve que ceder ao arbítrio e ao terror de Estado personificado naqueles policias", acrescenta.

A nota pode ser visualizada em sua íntegra no blog da organização:  https://reajanasruas.blogspot.com/2019/10/vivemos-sob-o-julgo-da-opressao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário