segunda-feira, 15 de abril de 2019

MÉXICO: SOL ROJO DENUNCIA ASSASSINATO DE LUIS ARMANDO AQUINO

Documento emitido pela organização Corriente del Pueblo Sol Rojo (Corrente do Povo Sol Vermelho) denuncia covarde assassinato do militante Luis Armando Fuentes Aquino pelas mãos de um bando paramilitar em uma ação de emboscada no último dia 11 de abril na comunidade de San Francisco Ixhuatá. 

Luis Armando Fuentes Aquino foi um militante e ativista de longa atuação na região de Oaxaca, um defensor dos direitos do povo, foi Agente Municipal que encabeçou lutas pela captação de recursos para as comunidades que atuava e teve ampla atuação durante a greve contra as altas tarifas de energia elétrica de 2012. 

O camarada Luis desempenhava importante papel como integrante da Comissão de Defesa da Terra e do Território da Zona Leste do Istmo, era membro do Comitê Regional Istmo da Corriente del Pueblo Sol Rojo e participava como assessor das novas comunidades contra as chamadas "Zonas Econômicas Especiais - Plano para o Desenvolvimento do Istmo".

Luis também estava participando ativamente da Jornada em Defesa dos Direitos do Povo, onde no dia 10 de abril, durante ato realizado, junto ao grupo de manifestantes, bloquearam uma rodovia e exigiram o reaparecimento com vida do Dr. Ernesto Sernas Garcia.

O CEBRASPO repudia veementemente este assassinato covarde e fazemos das palavras dos companheiros do Sol Rojo as nossas: a responsabilidade deste crime contra os defensores dos direitos do povo está nas mãos do Estado!

Segue abaixo, na íntegra, o comunicado:




Ao magistério democrático da CNTE
Às organizações irmãs
Ao grosso do movimento popular
À nossa militância

Informamos sobre o covarde assassinato do nosso camarada Luis Armando Fuentes na tarde da última quinta-feira, 11 de abril de 2019, na comunidade de San Francisco Ixhuatán.

Nosso companheiro Luis foi emboscado em uma ação paramilitar e assassinado com um tiro na cabeça por sujeitos ainda desconhecidos. Os eventos ocorreram por volta das 19h quando nosso camarada se dirigia para a comunidade de Cerro Grande, na qual era originário.

O camarada Luis Armando foi Agente Municipal de sua comunidade durante o período de 2011-2013, tempo em que encabeçou a luta de diversas comunidades pela obtenção dos recursos de los Ramos 28 y 33 para o desenvolvimento comunitário. Da mesma forma, em 2012, iniciou a Greve de Pagamentos contra as Altas Taxas de Energia Elétrica, a qual se espalhou a mais de uma dúzia de comunidades na Zona Oriental de Istmo.

Como pescador, nosso camarada chegou a organizar as Cooperativas de Pesca e os chamados Grupos de Pescadores Livres na Zona Oriental e Istmo, junto a quem desenvolveu importantes lutas em defesa da pesca ribeirinha e contra o abuso e corrupção das autoridades federais, incluída a Secretaria Armada do México, que desde sempre cometeu toda classe de abuso e roubo contra os pescadores empobrecidos.

O camarada atuava como integrante da Comissão em Defesa da Terra e o Território da Zona Oriental de Istmo. Era membro do Comitê Regional de Istmo de nossa organização e participava assessorando a novas comunidades contra as chamadas "Zonas Econômicas Especiales-Plan para o Desenvolvimento de Istmo".

O camarada participou na formação de Autodefesas Populares em diversos municípios de Istmo de Tehuantepec defendendo os direitos dos povos indígenas para estabelecer suas próprias formas de governo, métodos de justiça e segurança comunitária contra a delinquência organizada e o saque de recursos naturais.

A última atividade que o camarada desenvolveu em vida foi a frente do bloqueio de caminhões na altura de Ostuta, no último dia 10 de abril, durante a segunda fase de nossa Jornada por Justiça e Direitos do Povo, desfraldando com firmeza o aparecimento com vida de nosso camarada Ernesto Sernas [que encontra-se desaparecido] e a realização dos Cinco Pontos que demanda nossa organização. 

Por toda esse trabalho de ferro como defensor do território, o camarada havia recebido ameaças por parte de autoridades de diferentes municípios da zona, assim como também de funcionários federais da Comissão Federal de Eletricidade, bem como do crime organizado, a quem o trabalho de nosso companheiro incomodava.

Responsabilizamos este assassinato aos governos estadual e federal, já que, com sua ação e implementação de políticas antipopulares de saqueio de recursos naturais e desapropriação de terra e território, tem violentado a forma de vida de nossas comunidades, estendendo a insegurança e fomentando a guerra contra o povo e o terrorismo de Estado.

Ante a repressão e as campanhas de assédio do velho Estado, responderemos com maior organização e combatividade nas ruas. O sangue de nosso camarada Luis Armando rega a luta pela Revolução de Nova Democracia que varrerá as três montanhas que oprimem o nosso povo: o latifúndio, o imperialismo e o capitalismo burocrático.

Exigimos justiça e castigo para os culpados!

Camarada Luis Armando vive na luta!

Abaixo a guerra contra o povo e o terrorismo de Estado!

Não a Guarda Nacional e a militarização do país!

Não aos megaprojetos de desapropriação e morte!

Abaixo as medidas antipopulares do regime!

Com o Sol Vermelho [Sol Rojo], o povo vencerá!


CORRENTE DO POVO SOL VERMELHO / CORRIENTE DEL PUEBLO SOL ROJO


O comunicado pode ser lido na íntegra no seguinte endereço: http://dazibaorojo08.blogspot.com/2019/04/mexico-condenando-asesinato-del.html?

Nenhum comentário:

Postar um comentário