segunda-feira, 3 de abril de 2023

Trincheiras do Conhecimento na UERJ no dia 30/03 reforça campanha internacionalista no México

Na última quinta-feira, 30/03 o CEBRASPO em conjunto com o Centro Acadêmico de Arqueologia da UERJ, realizou mais uma edição do debate Trincheiras do Conhecimento, que teve como tema central a criminalização da luta camponesa no Brasil e no México, e centrou particularmente nos interesses do imperialismo na construção do corredor Interoceânico, e como os governos pretensamente ditos de “esquerda” não são capazes de dar respostas à altura a estes ataques aos direitos do povo.





O convidado Maurício Campos aprofundou sobre o histórico de lutas na sociedade mexicana, e como isto tem influenciado na resistência dos camponeses e indígenas contra a construção deste mega projeto imperialista do Corredor de Tehuantepec- CIIT. O presidente da ABRAPO Felipe Nicolau, vinculou e denunciou os ataques sofridos pelos camponeses no Brasil, como parte da necessidade do imperialismo em se manter a partir da destruição total de recursos naturais dos países, bem como a garantia de manutenção do seu sistema semifeudal através do latifúndio.


Após as exposições, a atividade prosseguiu em auditório cheio e  com um aprofundamento do debate sobre os apontamentos feitos pelos palestrantes, e contou com dois blocos de intervenções vibrantes e de espírito anti-imperialista. 


É importante ressaltar ainda, que esta atividade fez parte de uma série de iniciativas do CEBRASPO em apoio internacionalista aos companheiros do México que vêm sofrendo perseguições, prisões e assassinatos por lutar pelos seus direitos, particularmente os companheiros da Corrente do Povo - Sol Vermelho.


Seguiremos nesta campanha de denúncia e convidamos a todos os intelectuais e democratas honestos a unificarem conosco nesta luta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário