sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

EQUADOR: ESTADO PROMOVE PERSEGUIÇÃO CONTRA SINDICALISTA

Semanas após realizar um prisão puramente política contra o ativista Cristian Montero, o regime de Moreno inicia uma grave perseguição política contra o militante Joaquín Chaluisa, secretário-geral do Osuntramsa (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde), denuncia a Frente de Defesa das Lutas do Povo (FDLP) em nota divulgado em seu portal.



A FDLP denuncia ainda o conluio espúrio entre a mineradora chinesa, Yankuang Donghua, interessada em tomar as terras que camponeses como Cristian Montero lutavam para conquistar:

"Semanas atrás, Cristian Montero, um líder camponês preso sem nenhum argumento ou evidência legal, foi preso, mas acusado pelo estado de crimes de rebelião, paralisia de estradas e serviços públicos; Em suma, tendo participado da rebelião de outubro. O curioso é que, na audiência sob acusação realizada há alguns dias na cidade de Quevedo, o promotor estava acompanhado de executivos e advogados da mineradora chinesa Yankuang Donghua, que atua nas províncias de Bolívar, Cotopaxi e Los Ríos, que sem ter relação alguma com os crimes imputados ao parceiro, presenciou a ação persecutória e repressiva do velho estado. Ou seja, a captura de Cristian não tem necessariamente a ver com a revolta de outubro, mas por causa da luta de resistência liderada pelo companheiro contra a penetração da mineração em larga escala na região.

Não satisfeito o regime, hoje ele dirige sua ofensiva contra o elemento consciente do movimento sindical: Joaquín Chaluisa.

Como convém a um líder de classe, o colega Joaquin, como secretário-geral do Osuntramsa (sindicato dos trabalhadores da saúde), estava nas ruas liderando os trabalhadores nas lutas de outubro; hoje foi processado pelo governo com o mesmo formato: rebelião, paralisia de serviços públicos, etc., cujo intuito é a de eliminar ou neutralizar o elemento consciente da classe para abrir caminho a lideranças revisionistas e oportunistas, entregues ao regime e assim enfraquecer a grande ofensiva popular ainda latente."

Os membros da FDLP prosseguem exigindo liberdade imediata para o companheiro Cristian Montero e o fim da perseguição política à Joaquin Chaluisa. Nós, do CEBRASPO, reiteramos as exigências dos companheiros da FDLP, repudiamos os ataques do velho estado àquelas e aqueles que lutam pelos direitos do povo e convocamos os militantes e entidades democráticas, revolucionárias e progressistas à repudiarem a prisão e perseguição e exigirem liberdade aos presos políticos democráticos e revolucionários do Equador!

A nota pode ser lida em sua íntegra no seguinte endereço:  http://fdlp-ec.blogspot.com/2020/01/no-la-persecucion-politica-del.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário