sexta-feira, 7 de junho de 2019

PERÚ: POLÍCIA ATIRA CONTRA ESTUDANTES

Reproduzimos a seguir denúncia de violência policial contra estudantes organizados no Perú, na região do Apurimac. Repudiamos veementemente a agressão por parte do velho Estado contra os estudantes que lutavam por seus direitos! Exigimos também liberdade imediata para os estudantes Franklin Vergara Loayza e Nelzon Quispe Gutierrez, presos durante o confronto com os agentes de repressão. Lutar não é crime!



Estudantes da Universidade Nacional Micaela Bastidas Apurimac (UNAMBA) entraram em confronto com a Polícia Nacional, na manhã do dia 3 de junho, na entrada da cidade de Abancay, no distrito de Tamburco, região do Apurimac.

A sede da universidade foi ocupada na parte da manhã pelos estudantes, que há mais de uma semana protestam exigindo a renúncia do reitor Adolfo Prado Cardénas e a demissão dos diretores e funcionários de confiança do mesmo. O reitor e alguns outros funcionários são acusados de corrupção e má administração.

Os estudantes exigem a imediata convocação de eleições complementares para eleger órgãos de representação governamental e estudantil. Eles exigem também o esclarecimento de uma série de denúncias de corrupção atribuídas ao atual reitor.
Durante o protesto, os estudantes fecharam a rodovia Panamericana, que liga Abancay a Cuzco. A polícia, tentando encerrar a manifestação com violência, atirou contra os jovens balas de borracha e lançou gás lacrimogêneo.

Durante o confronto dois estudantes foram presos e levados para à delegacia de Abancay, sendo identificados pelos nomes de Franklin Vergara Loayza (32) e Nelzon Quispe Gutierrez (22). Há também relatos de estudantes feridos, no entanto, os manifestantes permanecem ocupando a universidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário