segunda-feira, 27 de abril de 2015

Peru: Um manifestante foi morto em protesto contra a mineração


Uma pessoa morreu e ao menos 11 ficaram feridos na quarta-feira (22/04) depois de confrontos entre a polícia e manifestantes na província de Islay na região de Arequipa (sul do Peru), em oposição ao projeto de mineração de Tia Maria.
Prefeito de Cocachacra, Elard Valencia, disse que o camponês Victoriano Huayna Mina, 61, foi morto durante confrontos com a polícia. “A polícia disparou para dispersar as pessoas”, disse Valencia.
Confrontos foram relatados na ponte Pampa Blanca quando manifestantes tentaram impedir a passagem de veículos. Os oficiais de polícia usaram gás lacrimogêneo para dispersar os cidadãos.Um mês atrás, os agricultores da região realizaram uma greve em oposição ao projeto de mineração de Tia Maria. A empresa Southern Copper Corp  chegou à região, a fim de extrair cobre a partir de dois locais: A Tapada e Tia Maria. Em ambos os casos, o método de extração é aberta.
Os agricultores da região dizem que a mina de cobre contaminados por seus campos e água ácida da poeira Rio Tambo, para que eles rejeitam a instalação de mineração. Desde o início dos protestos houve confrontos com a polícia, com o saldo de vários feridos, mas na quarta-feira a primeira morte ocorreu. A transação deverá ser concluída em 18 anos.
Os dados
A mineração a céu aberto envolve a remoção de grandes quantidades de solo e subsolo para extrair minerais. A prática desta atividade causa grande dano ao meio ambiente. Durante o processo de extração despejados em terra e substâncias químicas tóxicas que poluem o solo, ar e água, e gera um alto impacto na flora e na fauna. De acordo com a Telesur , este projeto de cobre no sul do Peru, "é um dos 211 conflitos sociais registrados até março pelo Provedor de Justiça, que normalmente atende as questões sociais e ambientais atividades extrativistas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário