terça-feira, 4 de outubro de 2022

GEORGES ABDALLAH APOIA A GREVE DE FOME DE 30 PALESTINOS CONTRA A DETENÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO!





No sábado, 1 de Outubro, Georges Ibrahim Abdallah, o comunista árabe libanês lutador pela Palestina preso em França nos últimos 38 anos, anunciou que iria fazer uma greve de fome de um dia em solidariedade com os 30 prisioneiros palestinianos que lutam pela liberdade. Desde 25 de Setembro, 30 palestinos presos sem acusação ou julgamento sob "detenção administrativa" estão em greve de fome pela liberdade.

Numa carta dirigida ao director da prisão de Lannemezan, onde se encontra detido, declarou "Em solidariedade com os resistentes palestinianos presos nas prisões sionistas que estão em greve de fome para denunciar a sua detenção arbitrária e exigir a revogação da lei que permite a detenção administrativa, estou em greve de fome hoje, 1 de Outubro". Georges Abdallah é um lutador empenhado pela Palestina que é reconhecido como parte do movimento dos prisioneiros palestinianos pelos próprios prisioneiros palestinianos. Tem participado repetidamente em greves de fome e recusado refeições em solidariedade com os seus camaradas presos pela ocupação israelita, tais como em 2016, 2017 e 2019.




A greve:

Trinta palestinos detidos sob custódia israelita iniciaram uma greve da fome desde o domingo passado para protestar contra a sua detenção por tempo indeterminado.


A greve visa satisfazer as exigências dos detidos pelo fim da sua detenção administrativa na prisão de Ofer, a oeste de Ramallah, disse Qadura Fares numa conferência de imprensa, chefe da ONG Sociedade de Prisioneiros Palestinos.


Todos os detidos são quadros da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).


O ramo prisional da Frente Popular de Libertação da Palestina emitiu uma declaração em que afirmava que "estes 30 prisioneiros passaram quase 200 anos em detenção administrativa no seu conjunto. Duzentos anos de cativeiro sem acusação ou julgamento, por capricho dos agentes dos serviços secretos da ocupação.... centenas de anos, durante os quais a ocupação nos impediu de abraçar as nossas famílias ou de ver os nossos filhos à medida que nasciam e cresciam. Nunca celebramos os seus aniversários, não os acompanhamos no seu primeiro dia de escola. Não partilhamos as memórias da sua celebração de graduação, e os agentes dos serviços secretos vieram então dizer-nos: "Vamos privar-vos da alegria do casamento dos vossos filhos e filhas". Duzentos anos em que perdemos pais, mães e irmãos, e as nossas esposas souberam que tinham casado com um fantasma que vivia na escuridão das celas, a pedido de um carcereiro fascista".


As tarifas esperavam que mais detidos palestinos se juntassem à greve de fome nos próximos dias.


A política de detenção administrativa permite às autoridades israelitas deter qualquer pessoa durante seis meses sem acusação ou julgamento, o que pode ser prolongado indefinidamente.


De acordo com números palestinos, há cerca de 4.650 detidos palestinos a definhar nas prisões israelitas, incluindo pelo menos 780 detidos sem acusação ou julgamento.


Durante anos, os palestinos dentro dos muros das prisões israelitas utilizaram esses protestos para obter melhores condições de vida e pôr termo às detenções por tempo indeterminado.


Mais de 70 organizações envolvidas no apoio ao mês internacional de ação para a libertação de Georges Abdallah,de 22 de Setembro a 22 de Outubro.


Desde o início da década de 1970, a extinção da revolução palestina tem sido a agenda das forças imperialistas e dos seus administradores reacionários regionais: "As guerras e os assassínios têm sido uma característica de rotina desde então e as massas populares têm lidado com os meios e capacidades disponíveis. A luta revolucionária estava num estado de planalto, entre uma tendência que procurava negociações e concessões sem fim a todo o custo, e a outra tendência que se prendia com uma resistência armada incessante. Numerosas batalhas foram travadas, algumas perdidas, outras vencidas, mas no geral e apesar das graves perdas e erros, as massas populares conseguiram consolidar a resistência .


Como parte do mês internacional de ação para a libertação de Georges Abdallah, a Campanha da Unidade organizou um comício no dia 30 de Setembro em frente à saída do metrô de Ménilmontant.


A próxima iniciativa da Campanha Unida será um segundo comício em Menilmontant, na próxima sexta-feira, 7 de Outubro, a partir das 18 horas, para exigir a libertação de Georges. Um comício de maior impacto no quadro do mês para a libertação de Georges Ibrahim Abdallah, em Paris, há 3 dias.


Em Berlim, foi realizado um poderoso protesto em solidariedade com os corajosos prisioneiros, em apoio da sua heróica greve de fome e contra as detenções injustas e a sua resistência inflexível ao enfrentarem os racistas sionistas fascistas.


Após 38 anos de detenção e enquanto foi libertado desde 1999, Georges Abdallah continua incansavelmente a sua luta política, enquanto a mobilização para a sua libertação se expande, intensificando-se ano após ano, não só a nível nacional mas também no estrangeiro. Este apoio sistemático é conduzido numa gama muito diversa, em todas as frentes, expressando total solidariedade.


É positivo que tenha sido construído um tempo mobilizando as pessoas para enfrentar as ações nefastas de Israel e identificar o sionismo como manifestação da onda de fascismo, prevalecente no mundo de hoje...









*Harsh Thakor é um jornalista freelance que cobre movimentos de massas e estuda lutas anti-imperialistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário