quinta-feira, 2 de junho de 2022

LIBERDADE IMEDIATA PARA DR. SAIBABA: Resolver imediatamente as exigências da greve de fome do Dr. G.N. Saibaba e salvar a sua vida! - Comunicado


ÍNDIA: Resolver imediatamente as exigências da greve de fome do Dr. G.N. Saibaba e salvar a sua vida prisional

Comunicado de imprensa - 26/05/2022

O Dr. G.N. Saibaba, uma pessoa com 90 por cento de deficiência física a definhar na Cadeia Central de Nagpur, entrou em greve de fome pela segunda vez a partir de sábado, 21 de maio de 2022, procurando uma resolução imediata das suas exigências. O Dr. G.N. Saibaba também entrou em greve de fome há um ano e meio durante o confinamento (Covid19) na prisão, exigindo a entrega imediata dos medicamentos fornecidos pelos seus familiares e advogados, fornecimento de livros, cartas, etc. Algumas destas exigências foram aceitas.

 A 10 de Maio de 2022, as autoridades prisionais instalaram uma câmera de vídeo vigilância em frente da sua cela de isolamento (cela anda) sem dar qualquer razão válida. Esta câmera de vigilância de 24 horas é uma clara violação do seu direito fundamental à privacidade, à vida, à liberdade e à integridade física. A câmera de vigilância por vídeo instalada registra 24 horas por dia, incluindo o uso de casas de banho, o asseio e todas as suas atividades corporais. Isto vai contra os direitos humanos básicos. Os direitos, mesmo os de uma pessoa condenada, devem ser respeitados.

 Para protestar contra a instalação da câmera CCTV, o Dr. G.N. Saibaba decidiu iniciar uma greve de fome indefinida até à morte a partir de sábado 21 de maio de 2022 com as seguintes exigências:

 

- A remoção da câmera de CCTV focalizada na sua cela de isolamento que põe em risco a sua privacidade, dignidade e integridade física. Há alguns dias, a este respeito, os seus familiares (esposa e irmão) enviaram uma carta ao Ministro do Interior de Maharashtra.

 

- Concedendo-lhe liberdade condicional e permitindo-lhe receber tratamento médico adequado para todos os seus problemas de saúde. Os seus familiares apresentaram vários pedidos de liberdade condicional.

 

- Retirá-lo imediatamente da cela de isolamento, uma vez que não é capaz de suportar as oscilações de calor/frio e não se pode mover na sua cadeira de rodas, uma vez que a cela é muito pequena e compacta.

 

- Transferência prisional: Ele e os seus familiares apresentaram cartas às autoridades prisionais e ao Ministro do Interior de Maharashtra para o transferirem da Prisão Central de Nagpur para a Prisão Central de Cherlapally em Hyderabad.

 

- Implementação de todas as outras exigências da sua greve de fome anterior que até agora não foram satisfeitas. O advogado Aakash Sorde informou-nos que Saibaba está em greve de fome desde sábado (21 de maio de 2022). O seu estado de saúde é grave.

 

- Após 4 dias de greve da fome de 21 de maio a 24 de Maio de 2022, as autoridades concordaram em alterar a direção da câmera CCTV.

 

- Para resolver as exigências a nível do Diretor-geral Adjunto das Prisões (ADG), o Dr. G.N. Saibaba tem de escrever uma carta e as autoridades prisionais transmiti-la-ão ao ADG.

 

- O Dr. G.N. Saibaba deveria escrever outra carta ao Ministro do Interior de Maharashtra para resolver as suas exigências ao nível do Ministério do Interior. As autoridades carcerárias encaminhá-lo-ão para o gabinete do ministro do Interior.

 

- As autoridades carcerárias estão agora dispostas a dar-lhe uma garrafa de água que lhe foi anteriormente negada.

 

- Todas as outras exigências serão aceites uma a uma no devido tempo. Devido à greve de fome de quatro dias, o Dr. G.N. Saibaba tem sofrido graves problemas de saúde.

 

Desde o terceiro dia da greve de fome, as hemorragias começaram e continuam até aos dias de hoje. O sangue está a espalhar-se por toda a cama e os ajudantes estão a mudar e a limpar os lençóis. A pele do Dr. G.N. Saibaba distendeu-se e afastou-se dos músculos.

 

Hoje, ou seja, a 25 de maio de 2022 à tarde, o Dr. G.N. Saibaba será internado no hospital prisional. O Director Médico (CMO) e o Superintendente concordaram em prolongar o tratamento médico.

 

O Comité de Defesa apela à CMO, às autoridades carcerárias e ao Ministro do Interior de Maharashtra para que actuem imediatamente para resolver todas as exigências do Dr. G.N. Saibaba, incluindo a recolocação da câmara CCTV, e lhe salvem a vida. O Comitê de Defesa solicita que lhe seja fornecido o tratamento médico necessário, transferindo-o imediatamente para um hospital adequado com todas as instalações necessárias.

 

COMISSÃO DE DEFESA E LIBERTAÇÃO DO DR. G. N. SAIBABA

 

Prof. G. Haragopal, Coordenador.

 

https://countercurrents.org/2022/05/immediately-resolve-the-hunger-strike-demands-of-dr-g-n-saibaba-and-save-his-life-in-the-jail/

Nenhum comentário:

Postar um comentário