terça-feira, 26 de novembro de 2019

BA: 700 FAMÍLIAS CAMPONESAS ESTÃO NA RUA APÓS DESPEJOS VIOLENTOS

Reproduzimos denúncia da Comissão Pastoral da Terra - (CPT-BA) sobre o despejo violento de 700 famílias de camponeses dos acampamentos Abril Vermelho, no Projeto Salitre, em Juazeiro, Irmã Dorothy e Iranir de Souza, no Projeto Nilo Coelho, em Casa Nova (BA). Os despejos violentos realizados pela Polícia Federal, que tiveram início na madrugada do dia 25 de novembro, cumprem mandados de reintegração de posse em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em Juazeiro, os camponeses ocupavam a área desde 2012, onde as famílias viviam e trabalhavam, com uma produção que sustentava cerca de 2 mil pessoas.

Helicóptero sobrevoa região de ocupação/ foto: CPT 

“Começaram a soltar a bomba de gás, muita criança desmaiou, velhos também desmaiaram, um companheiro foi atingido na cabeça e foi para o hospital”, relata Francisco Nascimento. Segundo a denúncia da CPT, havia grande presença das polícias Federal e Militar, inclusive sobrevoando a área. A via que dá acesso ao acampamento Abril Vermelho ficou bloqueada pela Polícia Militar, que impedia qualquer veículo de passar, até mesmo a imprensa.

Nós, do CEBRASPO, repudiamos a decisão judicial que permitiu este violento despejo, bem como a atuação truculenta do aparato de repressão do velho estado. Nos solidarizamos com as centenas de famílias dos acampamentos Abril Vermelho, Irmã Dorothy e Iranir de Souza e com todos que estão lutando pelo sagrado direito a terra, enfrentando o velho estado latifundiário e seus aparatos de repressão e bandos paramilitares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário