segunda-feira, 13 de maio de 2019

FRANÇA: CENTENAS DENUNCIAM REPRESSÃO POLICIAL DURANTE ATOS DOS COLETES AMARELOS

Repercutimos denúncia de ativistas e jornalistas sobre a repressão contra as manifestações dos "Coletes Amarelos" que tem estremecido as ruas da França desde março. 

A denúncia, assinada por cerca de 350 jornalistas, fotógrafos e editores independentes, conta que houveram ao menos 90 jornalistas foram vítimas de violência policial desde o início das manifestações.

As violências incluem: ameaças, tentativas de destruição de equipamentos, violência física com cassetetes ou bombas de gás e de efeito moral e as chamadas armas não letais, detenções e criminalização. A nota também denuncia o confisco de equipamentos de proteção, como máscaras de gás, capacetes e óculos. 

Dentre as detenções realizadas contra os jornalistas, o estado acusa-os de "fazerem parte de um grupo com fins de cometerem atos de violência e de depredação", o que jornalistas acusam de ser um ataque contra e uma criminalização da liberdade de expressão. 



A nota também menciona outras entidades que condenaram a repressão contra os jornalistas e os manifestantes, como os Repórteres Sem Fronteiras e a Anistia Internacional.

A nota pode ser lida na íntegra no seguinte endereço: https://diario-octubre.com/2019/05/06/cientos-de-medios-denuncian-la-represion-policial-en-francia-durante-las-manifestaciones/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário