terça-feira, 26 de março de 2019

ÍNDIA: TRIBUNAL NEGA LIBERAÇÃO POR FIANÇA PARA SAIBABA

Repercutimos séria denúncia feita pela esposa do Professor GN Saibaba, Vasantha Kumari, que, mesmo após denunciar as condições desumanas que agravam os problemas de saúde de Saibaba, a Suprema Corte da Nagpur negou ao professor universitário o direito a liberdade sob fiança para cuidar da saúde e dos graves problemas médicos que possui. 



O professor Saibaba foi preso em fevereiro de 2017 e condenado à prisão perpétua no dia 8 de março daquele ano, juntamente com mais quatro pessoas - dentre eles um estudante da União Democrática de Estudantes e um jornalista. A sentença foi do Tribunal de Sessões de Gadchiroli (Maharashtra). Esta é a terceira vez que Saibaba fica detido e encarcerado por longo período. A primeira vez foi entre maio de 2014 e junho de 2015, e a segunda entre dezembro de 2015 a abril de 2016.

O professor encontra-se agora trancafiado no campo de concentração de Nagpur Central. Pouco antes de ser detido, GN Saibaba foi diagnosticado com pancreatite aguda e necessita de uma operação para remover a vesícula biliar. No entanto, isto vem sendo negado pelo velho Estado indiano desde sua prisão, com o claro objetivo de assassiná-lo lentamente no cárcere.

A carta da esposa do Dr. Saibaba pode ser lida na íntegra no seguinte endereço: 
http://dazibaorojo08.blogspot.com/2019/03/india-deniegan-la-libertad-bajo-fianza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário