quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ENTIDADES DEMOCRÁTICAS PROTESTAM CONTRA O MASSACRE PERPETRADO PELO ESTADO INDIANO NA REGIÃO DE ODISHA

Grande manifestação de protesto é realizada em Jantar Mantar, Nova Deli, condenando o massacre de responsabilidade do Estado Indiano, no distrito de Malkangiri em Odisha.



No dia 24 de outubro de 2016, no distrito de Malkangiri em Odisha, adivasis, quadros e líderes do CPI (maoísta) foram massacrados por agências de segurança em uma operação secreta sem precedentes. Até agora neste massacre brutal, cerca de 39 pessoas foram mortas de acordo com os líderes das organizações adivasi na região. A brutalidade e o segredo desta operação conjunta das forças policiais de Odisha, Andhra Pradesh e as forças paramilitares do governo central revelam que foi um massacre de sangue frio bem planejado. A polícia anunciou que 15 pessoas foram mortas. Mas nos dias seguintes ficou claro que muitos mais haviam sido brutalmente mortos pelas forças paramilitares em uma operação de pente fino. Os corpos dos mortos revelaram marcas brutais de tortura, as cabeças foram cortadas, os seios das mulheres foram cortados e a maioria dos corpos foram mutilados até o ponto em que não eram identificáveis. Os nomes anunciados pela polícia não coincidiam com os corpos que podiam ser reconhecidos e no dia 30 de outubro a polícia enterrou os corpos restantes dizendo que ninguém veio para reivindicar os corpos. Entre os mortos, as mulheres superavam em número os homens. Além disso, a polícia prendeu dez adivasis e RK, líder do Comitê Central do CPI (maoísta), que estão em custódia policial e não os apresentou em tribunal.
 

Condenando este brutal massacre realizado pelas forças paramilitares, centenas de intelectuais, ativistas culturais, ativistas de direitos democráticos e muitas outras pessoas se uniram para registrar seu protesto em 2 de novembro às 11 horas em Jantar Mantar. A reunião de protesto foi conduzida por Sourabh, um ativista de direitos democráticos em Nova Deli. D. Raja , Rajya Sabha MP do CPI, opuseram-se veementemente a agressão às pessoas que lutavam pelo seu direito à terra e à vida e recordou-nos que este é um ataque não apenas contra um partido político, mas contra qualquer voz que se atreva a enfrentar o regime central Fascista.  Ele observou que qualquer indivíduo ou organização que está na vanguarda das pessoas e da resistência e levanta a sua voz é brutalmente atacado por forças do Estado. Nestes tempos, ele disse que precisamos construir uma unidade maior contra o fascismo com todo espaço para a dissidência democrática, que estão sob ataque.  Como O Dr. GN Saibaba, Professor do Colégio Ram Lal Anand da Universidade de Deli e ativista dos direitos democráticos. Relembrando os fatos apresentados pela mídia. Afirmou que a evidência de um massacre tão brutal marca uma operação pré-planejada destinada a destruir e esmagar adivasis em todo o país. Ele denunciou que, desde a nossa chamada independência política, este é o maior "encontro" (combate) de responsabilidade do Estado. Em tal momento, torna-se crucial lembrar que nesta área e as pessoas que resistem ao estado estavam lutando contra a aquisição de terras para mineração de bauxita no vale Lakhs de Crores, permitidas pelos governos central e estadual. Aparna, representando o CPIML (Nova Democracia), reiterou a brutalidade do ataque onde os corpos pareciam ter sido mutilados e apresentados como “encontros” onde houve combate. Esses “encontros”, ela afirmou, foram encenados e as essas pessoas foram brutalmente mortas a sangue frio. Ela exigiu que aqueles que estão sob custódia policial sejam apresentados em um tribunal de justiça e tratados como prisioneiros políticos. Rakesh Ranjan, professor do SRCC na Universidade de Delhi, lembrou-nos da história dos ataques contra os adivasis, dalits e camponeses pobres neste país. Anteriormente, a política da Operação Caçada Verde foi executada em toda a Índia Central e os cidadãos deste país foram atacados pelos paramilitares. Ele afirmou que agora a brutalidade das forças paramilitares é visível nos corpos dos mortos e reflete a política do Estado renomeada de “Mssão  2016”.
Mrigank do CPIML (Nova Democracia) enfatizou a necessidade da unidade nesse momento para combater este avanço fascista do Estado sobre o povo deste país. Girija do CPIML (Libertação) elogiou a longa história das lutas dos povos, de Naxalbari à luta contra o brahmanical-fascismo hoje, e a necessidade do combate unificado. Pankaj Tyagi, advogado de Haryana, afirmou que isso não é apenas uma luta para os indivíduos. Ele destacou que aqueles que foram mortos lutaram por seus direitos, defendendo a ideia jal-jangal-jameen, e portanto este é um ataque a uma ideologia e aqueles que defendem seus direitos. Ele disse que aqueles que ocupam os gabinetes de reuniões da democracia eram os verdadeiros terroristas, enquanto organizavam e executavam tais brutalidades em nome do "interesse nacional". O assassinato de 8 membros do SIMI em Bhopal, o ataque ao povo de Caxemira, a repetida violência sobre os dalits em todo o país e agora este massacre em Malkangiri, todos estes estão relacionados e precisam ser combatidos juntos. Saroj Giri, professor de Ciência Política na Universidade de Delhi, lembrou-nos que a forma de violência muda ao longo do tempo e a única maneira de combatê-la é agudizando nossa luta. Membros de organizações estudantis como a União Democrática de Estudantes, a Associação de Estudantes da Índia, Krantikari Naujawan Sabha, a Bastar Solidarity Network, a All India Students Federation e várias dessas vozes democráticas, falaram em solidariedade condenando este falso encontro e levantando a voz em uníssono para combater o fascismo e construir uma sociedade verdadeiramente democrática.


Todos os participantes na manifestação de protesto unidos concordaram em levantar as seguintes exigências:

  1. Encarregar judicialmente um juiz da Suprema Corte para estabelecer os fatos sobre o massacre de Malkangiri.

2. Akkiraju Haragopal (Ramakrishna, RK) e 10 outros sob a custódia do governo de Andhra Pradesh devem ser imediatamente produzidos em um tribunal.
3. Parar o assédio aos adivasis e a devastação de suas aldeias, feitas em nome de Operações pente fino.
4. Todos os responsáveis por este massacre, incluindo o pessoal policial e paramilitar, devem ser acusados de homicídio.
 
Assinam as entidades Indianas:

Nova Democracia, Libertação do CPI (ML), CRPP, DSU, IMK, KNS, Matidari, NCHRO, AIPSA, AISA, AISF, BASO, Rede de Solidariedade Bastar - Capítulo de Delhi, BSCEM, CAFAU, CFI, CPI, NFIW, Nowroz, PUCL, PUDR, WSS, PFI e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário