sexta-feira, 16 de novembro de 2018

BOLETIM INFORMATIVO CEBRASPO - 1ª QUINZENA DE NOVEMBRO

Edição nº 5

BOLETIM CEBRASPO: SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL E A LUTA DOS POVOS NO BRASIL E NO MUNDO. DEFESA DA LIBERDADE DOS PRESOS POLÍTICOS

CEBRASPO - Defender o direito do povo lutar pelos seus direitos!

Companheiros e companheiras,
Estamos enviando nosso boletim informativo com uma relação de notícias dos acontecimentos dos povos em luta no Brasil e no mundo.


INTERNACIONAL:

Na semana de 17/10 à 24/10, atendendo o chamado de organizações internacionais, revolucionárias e democráticas, ativistas na Tunísia realizaram ato pela liberdade de Adballah. Georges Ibrahim Abdallah é um revolucionário comunista, apoiador da luta de libertação nacional do povo palestino, preso em 1984 por defender essa luta, condenado a prisão perpétua.  

Os 22 ativistas do movimento Corrente do Povo Sol Vermelho (México) acusados e detidos por "terrorismo" e "porte de explosivos", em 7 de junho de 2015, foram absolvidos após intensa batalha judicial e política com o judiciário local. Os militantes foram defendidos pelo Dr. Sernas García - proeminente intelectual e advogado que desapareceu há alguns meses - e demonstraram em juízo que o processo tratou-se de perseguição política.

Benjamin Ramos, advogado e ativista pelos direitos dos povos, foi assassinado no dia 6 de novembro, vítima de uma emboscada feita por dois atiradores em uma motocicleta. Benjamin Ramos era secretário-geral do Sindicato Nacional dos Advogados do Povo (NUPL) e conselheiro legal do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Açúcar, prestava serviço para vítimas de violência do velho estado, principalmente decorrentes da política de combate ao tráfico de drogas do presidente Duterte, e cuidava do caso do massacre de nove camponeses na província de Negros Occidental em 21 de outubro. Os camponeses ocupavam uma fazenda com o objetivo de exigir do estado seu direito sagrado à terra. O advogado também era conhecido pela defesa de presos políticos do velho estado.

Uma operação secreta realizada pelo Estado de Israel no dia 11 de novembro em Gaza desembocou num aumento em larga escala da tensão no conflito israelo-palestino. As tropas sionistas se infiltraram no território da cidade de Khan Yunis, ao sul da Gaza, e executaram um dos líderes das Brigadas al-Qassam, chamado Nour Baraka. Ao serem percebidas pelos militantes do grupo da Resistência Nacional, as tropas invasoras de Israel iniciaram o processo de evacuação do local deixando um rastro de sangue: ao menos sete palestinos foram executados e diversas construções foram danificadas.  


Relatores Especiais do Conselho de Direitos Humanos em Genebra enviou um comunicado para o governo Modi solicitando informações sobre as prisões arbitrárias de ativistas e defensores dos direitos do povo na Índia (Surendra Gadling, Rona Wilson, Shoma Sen, Sudha Bharadwaj, Mahesh Raut e Sudhir Dhawale).
  


NACIONAL

Recebemos de nossos apoiadores a denúncia de que o acampamento Gabriel Pimenta no município de Antônio Carlos (MG) corre o grave risco de ser despejada em breve. Autoridades do velho estado intimidam as famílias para que elas desocupem a terra, antes improdutiva e pertencente ao estado, sem especificar o objetivo. O acampamento possui esse nome em homenagem ao advogado do povo, Gabriel Pimenta, que dedicou sua vida à defender o direito do povo lutar pelos seus direitos, defendendo a causa dos camponeses de Marabá, sendo responsável pela primeira causa ganha a favor dos mesmos durante a ditadura. Foi assassinado em 1982 a mando do latifundiário Manuel Cardoso Neto, o Nelito. 

Um grupo de latifundiários produtores de soja tentou barrar um encontro entre ativistas os membros da comissão dos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), nesta quinta-feira (dia 8), em Santarém, no Pará. Um deles agrediu uma ativista da organização indígena regional Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA).

Pelo menos 25 universidades foram invadidas por agentes da Polícia Militar, Polícia Federal (PF) ou da Justiça Eleitoral às vésperas do segundo turno da farsa eleitoral em todo o país. Associações, sindicatos e jornais foram também alvos de ações. As operações foram justificadas pelos aparatos de repressão como “ações de combate à propaganda eleitoral irregular”, mas entre os materiais censurados e apreendidos poucos são, de fato, materiais de campanha em prol de algum candidato.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em nota assinada no dia 9 de novembro, denuncia a destruição de nascentes de rios por conta da exploração ilegal de mineradoras. De acordo com a nota, “uma mineradora destruiu de forma ilegal uma área de reserva de reassentamento em Botumirim, norte de Minas Gerais (região atingida pela barragem de Irapé)”. A comunidade camponesa da região é abastecida por uma barragem do córrego Saquinho, e sua região de nascente e recarga, também área de remanescentes da Mata Atlântica, é atingida pela mineração intensiva e ilegal.
Mulheres que tiveram filhos mortos pela polícia desmascaram "autoridades" e buscam justiça. Reportagem do Jornal A Nova Democracia reúne diversos depoimentos de mães que tiveram seus filhos assassinados por agentes do velho estado e que encontraram na luta pela justiça uma forma de manterem vivas as memórias de seus filhos.

Saudações a todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário