Em razão dos 26 anos da Batalha de Santa Elina, ocorrida no município de Corumbiara (RO), compartilhamos círculo de atividades em homenagem a batalha camponesa que, com sangue e heroísmo, tornou-se um marco na luta pela terra no Brasil.
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/1EzSLfc41XyXs6ctgySXzFv_PuII1D2eMAGaXTeruuhE/edit
Nesses 26 anos da Batalha de Santa Elina, homenageamos a história repleta de bravura e honra das massas camponesas que, com sua decisão e armadas com paus, pedras e suas rudimentares espingardas de caça, enfrentaram as hordas policiais que atacaram as famílias acampadas nas terras da Santa Elina com sanha assassina, a mando do gerente estadual Valdir Raupp (PMDB).
Polícia e pistoleiros atacaram o acampamento durante a noite de 9 de agosto, na surdina, quando muitos dormiam. Os camponeses resistiram como puderam. Devido à superioridade bélica dos atacantes, o acampamento foi tomado de assalto pelas tropas da repressão que descarregaram toda sua bestialidade.
Depois de rendidos, os camponeses foram brutalmente torturados. Submetidos às sevícias mais hediondas. Sob a mira de fuzis, alguns foram forçados a ingerir o cérebro de outros que tiveram seus crânios partidos a coronhadas. Os mais destacados dirigentes da resistência foram perseguidos, torturados e executados. A pequena Vanessa, de apenas 7 anos de idade, tombou com um tiro de fuzil.
Um campo de concentração foi montado por agentes encapuzados da Polícia Militar (PM) que ameaçavam, humilhavam e espancavam os camponeses. A imagem desse campo imortalizou o quadro do terror latifundiário no Brasil e dos atos que renderam a condenação do velho Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Todo esse ódio e repressão virulenta do latifúndio e dos agentes do velho Estado contra aqueles camponeses são frutos do pavor que têm das massas em luta que, com sua simplicidade e aparente ingenuidade, se levantaram com força e decisão inquebrantáveis.
Leia mais sobre a batalha de Santa Elina em: https://anovademocracia.com.br/no-234/14002-25-anos-da-heroica-resistencia-camponesa-de-santa-elina-em-rondonia
Nenhum comentário:
Postar um comentário