Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ALEMANHA E ÁUSTRIA: SOLIDARIEDADE COM PRESOS POLÍTICOS TURCOS DA BANDA GRUP YORUM

Segundo o portal de notícias Dem Volke Dienen, no dia 24 de novembro, um concerto com membros da banda Grup Yorum e artistas simpatizantes havia sido agendado em Colônia (Alemanha), onde a polícia invadiu e tentou impedir a realização acusando o concerto de ser, na verdade, apenas "um evento político", como se isso constituísse crime. Os participantes então realizaram uma manifestação espontânea com cerca de 100 pessoas, onde puderam denunciar todo o processo de criminalização do Grup Yorum através da música, discursos e cartazes.



No dia 1º de dezembro, realizou-se uma manifestação no centro de Bremen, Alemanha, exigindo a liberdade e justiça para a banda de música revolucionária turca, para Mustafa Koçak (prisioneiro político que está há meses em greve de fome) e para advogados do povo turcos presos injustamente. A exigência foi exposta durante a Longa Marcha pela Justiça, organizadas pelos revolucionários, na qual foram realizadas ações em mais de 15 cidades diferentes na Alemanha, contando também com revolucionários turcos.


Em discurso, o Coletivo Vermelho de Bremen afirmou que “os nossos companheiros do Grup Yorum foram atacados com uma forte repressão” por serem “uma ameaça ao velho Estado reacionário turco”. Os ativistas alemães denunciam ainda que os integrantes da banda de música estão em regime de isolamento.



No dia 2 de dezembro, cerca de 85 pessoas se reuniram carregando tochas para se unir à uma manifestação com discursos e palavras de ordem, que foram acompanhadas por música ao vivo por membros do Grup Yorum. Cartazes e fotos descrevendo os presos políticos foram empunhados pelos manifestantes, que exigiam liberdade imediata para os presos. Foi realizada também uma saudação para o recém libertado ativista da Confederação Anatoliana da Áustria, Hatima Azak, que passou meses encarcerado na Alemanha, após ter sua prisão decretada pelo velho estado turco.

As informações podem também ser visualizada, na íntegra, no seguinte endereço: http://www.demvolkedienen.org/index.php/en/europa/3795-actions-in-solidarity-with-grup-yorum-in-vienna-cologne-and-bremen

Nenhum comentário:

Postar um comentário