Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

DENÚNCIA: CAMPONESES DE CANAÃ ENFRENTAM AMEAÇA DE DESPEJO (RO)

Reproduzimos em nosso blog denúncia de ameaça de despejo recebida por camponeses da área Canaã, localizada entre os municípios de Jaru e Ariquemes, em Rondônia, no dia 21 de novembro. A notificação da decisão judicial permite ao velho estado realizar o despejo por meios violentos, como de praxe. 


Segundo o Jornal A Nova Democracia, a juíza Fabíola Cristina Inocêncio, em benefício do latifúndio, permitiu que a Polícia Militar reprima violentamente os camponeses que vivem e trabalham na terra. O advogado dos latifundiários, Lindolfo Cardoso Lopes Junior, diz que o despejo poderá ocorrer ainda esse ano.



A área Canaã, que abriga cerca de 170 famílias desde 2001, já sofreu diversas tentativas de expulsão ao longo de sua existência. As famílias já resistiram a vários despejos e sempre se reorganizaram e reconquistaram as suas terras. Uma das mais expressivas respostas à essas ações aconteceu em 2012, quando camponeses e caminhoneiros se uniram em um protesto combativo no dia 19 de março e bloquearam uma ponte sobre o rio Jaru.



Camponeses protestam contra despejos na área Canaã em março de 2012


Reforçamos a denúncia realizada por outras entidades e nos solidarizamos com as cerca de 170 famílias que vivem e trabalham nas terras da Área Canaã.

TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário