Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

TURQUIA: ESTADO CONDENA 18 ADVOGADOS DO POVO

Repercutimos grave denúncia da Associação de Advogados Progressistas na Turquia sobre o julgamento e as sentenças absurdas de 18 advogados do povo. Com a clara intenção de intimidar os defensores dos direitos do povo, o velho estado turco sentencia os advogados a penas que vão até 18 anos de prisão. Acusados de pertencerem ou liderarem "organização terrorista armada", o que o estado realmente pretende é criminalizar os advogados que defendem as massas que se levantam e lutam em seu país.

Condenamos energicamente tal plano do velho estado fascista da Turquia e estendemos nossa solidariedade com o povo turco e os 18 advogados do povo! 

Compartilhamos abaixo tradução da nota enviado pela Associação de Advogados Progressistas feita por um de nossos colaboradores:


TURQUIA: Denunciando veementemente a condenação contra advogados do povo!
Turquia: condenam advogados do povo




Em Istambul, Turquia, um juiz de "consigna" condenou 18 advogados do povo que pertencem a Associação de Advogados Progressistas (Çağdaş Hukukçular Derneği, o ÇHD  em turco), os quais foram acusados de "liderar e/ou pertencer a uma organização terrorista armada".

O regime fascista de Erdogan utiliza sentenças draconianas para tentar inibir o apoio jurídico dos advogados do povo que enfrentaram todo o tipo de tribunais de exceção na defesa de milhares de presos políticos mantidos nas masmorras do estado burocrático turco.

Não obstante, a resposta é contrária aos planos de Erdogan, e cada vez mais advogados comprometidos com a luta revolucionária do proletariado e do povo da Turquia tomaram em suas mãos a bandeira da defesa dos presos políticos. São cada vez mais os jovens que, das faculdades de direito, assumem essa tarefa como sua, para depois de formados colocar seus conhecimentos em prol da libertação do seu povo.

As medidas tomadas contra os advogados do povo pelo governo de Erdogan tem sido as mesmas dos regimes fascistas do Peru, da Colômbia, da Argentina e do próprio México, onde o velho estado é responsável pelo desaparecimento do nosso camarada advogado Ernesto Sernas García, desde 10 de maio de 2018, o qual defendeu os 23 SolRojistas acusados de terrorismo e porte de explosivos.

Acreditam que vão silenciar a luta por liberdade e Justiça, dirigindo seu ódio contra os defensores do povo?

A seguir, compartilhamos uma nota da  Rede para a Liberdade dos Presos Políticos  da Alemanha:


OS ADVOGADOS DO POVO SÃO NOSSA HONRA! NÃO ACEITAMOS AS SENTENÇAS PROMULGADAS VIOLANDO TODOS OS PRINCÍPIOS DA LEI E A JURISDIÇÃO

Barkın Timtik: 18 anos e 9 meses;

Özgür Yılmaz: 13 anos e 6 meses;

Ebru Timtik: 13 anos e 6 meses;

Behiç Aşçı e Şükriye Erden: 12 anos;

Selçuk Kozağaçlı: 10 anos e 15 meses;

Süleyman Gökten, Aytaç Ünsal e Engin Gökoğlu: 10 anos e 6 meses;

Naciye Demir e Aycan Çiçek: 9 anos;

Ezgi Çakır: 8 anos (prisão domiciliar);

Ayşegül Çağatay, Yağmur Ereren, Didem Ünsal e Yaprak Türkmen: 3 anos 9 meses;

Ahmet Mandacı e Zehra Özdemir: 3 anos, 1 mês e 15 dias.

O julgamento contra os advogados do povo no tribunal da prisão de Silivri terminou há pouco tempo.

O presidente do tribunal Akin Gürlek, promulgou sentenças  muito longas contra os juristas.

Os advogados de defesa, que foram testemunhas deste falso julgamento, junto com outras centenas de advogados da Turquia e do exterior, fizeram uma declaração à imprensa na frente da prisão.

Ressaltaram que desde o princípio não houve um julgamento justo a seus acusados, que inclusive neste estado a defesa não tem uma parte importante do expediente...mas como disseram, “A tragédia disto não são as longas sentenças, senão a situação a que chegou a justiça na Turquia”.

E certamente nenhum jurista, nenhum democrata, nenhum ser humano jamais aceitará tal julgamento e a decisão de tal tribunal!

Viva a defesa!
Liberdade aos advogados do povo!

Manifestação da Associação de Advogados Progressistas dirigida pelo advogado Selçuk Kozağaçlı atualmente preso e sentenciado.

A nota original pode ser lida no seguinte endereço: http://dazibaorojo08.blogspot.com/2019/03/turquia-denunciando-energicamente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário