Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

MG: DENÚNCIA - ACAMPAMENTO GABRIEL PIMENTA PODE SER DESPEJADO

Recebemos de nossos apoiadores a denúncia de que o acampamento Gabriel Pimenta no município de Antônio Carlos (MG) corre o grave risco de ser despejada em breve. Autoridades do velho estado intimidam as famílias para que elas desocupem a terra, antes improdutiva e pertencente ao estado, sem especificar o objetivo. O acampamento possui esse nome em homenagem ao advogado do povo, Gabriel Pimenta, que dedicou sua vida à defender o direito do povo lutar pelos seus direitos, defendendo a causa dos camponeses de Marabá, sendo responsável pela primeira causa ganha a favor dos mesmos durante a ditadura. Foi assassinado em 1982 a mando do latifundiário Manuel Cardoso Neto, o Nelito. 
Os mandantes foram "premiados" com a prescrição do crime em 2006. Gabriel Pimenta foi irmão do companheiro José Pimenta, ex-presidente do CEBRASPO. José Pimenta, que também dedicou sua vida à defender os direitos do povo, pôde visitar o local em apoio, conforme o vídeo abaixo:



Abaixo, segue a íntegra da denúncia que recebemos:


"Nesta última terça-feira (6), um oficial de justiça esteve junto com a polícia militar no Acampamento Gabriel Pimenta para notificar sobre o despejo das 30 famílias do acampamento. A Fazenda Capão da Onça localiza-se no município de Antônio Carlos, Minas Gerais. A área com pouco mais de 290 hectares pertence ao Estado e estava improdutiva.

As famílias foram conduzidas até o local após a negociação de outros dois despejos. O conflito está em negociação na Mesa de Diálogo, por isso a direção do MST afirma que a ação é arbitrária. “Retirar as famílias deste acampamento é uma ação ilegal e abusiva. O conflito se encontra em negociação, não há definição sobre ele. Qual é o interesse do estado sobre uma terra que estava abandonada? Não estamos dispostos a sair de nossas casas e deixar nossa plantação assim”, afirmou a dirigente Estadual do MST, Elisângela Carvalho.

O acampamento produz hortaliças, que são comercializadas no município. Possui também uma escola estadual, com alunos dos anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos. As crianças do acampamento estudam na cidade e não poderão terminar o ano se as famílias perderem sua moradia.

Após as eleições, os acampamentos do MST vêm sofrendo diversos ataques de simpatizantes da violência promovida por Jair Bolsonaro e da polícia. Entre eles, voos rasantes de helicóptero, queimadas e ameaças. Até o final do ano, outras dez ocupações podem ser despejadas, somando cerca de 5 mil famílias."

https://racismoambiental.net.br/2018/11/08/acampamento-gabriel-pimenta-tambem-pode-ser-despejado-em-minas-gerais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário