Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

DEBATE: "Em defesa dos 23 e do direito de lutar!"

Companheiros e companheiras convidamos todas/os a participarem do debate "Em defesa dos 23 e do direito de lutar!" que acontecerá amanhã: 27 de setembro, às 14H30, na RAV 94 no 9º Andar da UERJ.


Participarão da mesa:

Vladmir Safatle – filosofo e professor da USP,

Igor Mendes, escritor e um dos 23 processados

Rebeca Martins – diretora do Sindicato Estadual dos Professores da Educação – RJ (Sepe)

Deborah Fontenelle, professora da UERJ e diretora da Asduerj

Representante da Liga dos Camponeses Pobres



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

ÍNDIA: CRPP CONDENA E DENUNCIA A PERSEGUIÇÃO E INTIMIDAÇÃO FEITA PELO VELHO ESTADO

Em virtude das últimas perseguições contra ativistas democráticos e de defensores dos direitos do povo ocorrido na Índia no último dia 28 de agosto, conforme havíamos denunciado anteriormente, o Comitê pela Libertação dos Prisioneiros Políticos (CRPP) divulgou nota denunciando e repudiando a covarde perseguição que atingiu, dentre os demais, um membro executivo do próprio Comitê e a tentativa do velho estado indiano de intimidar os democratas e demais lutadores do povo.

Reproduzimos a seguir a nota na íntegra:


"Condenamos fortemente a prisão do membro executivo do CRPP, Vernon Gonsalves, do advogado Sudha Bharadwaj, Arun Ferreira, Gautam Navlakha, Varavara Rao e Kranti Teluka pela poília de Maharashtra. Condenamos também a invasão da casa de Pai Stan Swamy, Anala, Kumaranth, Anand Teltumbde e do prof. Satyanarayana e outros.

Em outro ato descarado para reprimir os dissidentes, a polícia Maharashtra prendeu Vernon Gonsalves, que é um membro executivo do CRPP e outros muito conhecidos ativistas e advogados, como Sudha Bharadwaj, Gautam Navlakha, Arun Ferreira; o poeta revolucionário Varavara Rao e Kranti Teluka. O ataque aconteceu também em Goa, Jharkhand, Deli e Telegana, nas casas de Anand Teltumbde, Pai Stan Swamy, Anala, Kumaranth, prof. Satyanarayana e muitos outros. Justo no momento em que os planos de terror da direita Sanatan Santha está emergindo, o espectro do plano de assassinato do Primeiro-Ministro é reinvocado e estas prisões e ataque são feitos. Mais importante, o período de 90 dias de custódia judicial para os cinco ativistas presos no mês de junho de 2018 está no fim e a acusação está ainda para ser formalizada. Desta vez, quando os relatos da polícia estão caindo, estas novas prisões revelam o desespero da polícia Maharashtra para impedir todas as críticas sobre a prisão de mais ativistas.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

RJ: ATO EM FRENTE AO CONSULADO MEXICANO EXIGE O REAPARECIMENTO DE DR. SERNAS

MANIFESTANTES EXIGEM O REAPARECIMENTO COM VIDA DE DR. SERNAS, ADVOGADO POPULAR


Conforme anunciamos anteriormente, no dia 5 de setembro, o CEBRASPO realizou um exitoso ato em frente ao consulado do México no Rio de Janeiro para denunciar o desaparecimento forçado do Dr. Ernesto Sernas García, advogado do povo desaparecido desde 10 de maio de 2018.

Manifestantes exibem faixa e cartazes em defesa do Dr. Sernas em frente ao Consulado do México


Atendendo ao chamado internacional, diversas entidades democráticas e populares compareceram ao ato, manifestando sua solidariedade ao defensor dos direitos do povo, repudiando e responsabilizando o velho Estado mexicano pelo seu desaparecimento e exigindo seu reaparecimento com vida: "Se vivo o levaram, vivo o queremos!". 

Ao longo do ato, o representante do CEBRASPO reforçou a responsabilidade do velho Estado no desparecimento do Dr. Sernas, entregando uma moção elaborada em conjunto com a ABRAPO (Associação Brasileira de Advogados do Povo) a um representante do Consulado Mexicano.

Abaixo segue a moção entregue (com versão traduzida para o inglês).

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

MÉXICO: CAMPANHA PELA VIDA DE DR. ERNESTO SERNAS, ADVOGADO DO POVO!



Em razão do desaparecimento forçado do Doutor em Direito Ernesto Sernas García em 10 de maio de 2018, nós do CEBRASPO estaremos organizando ato em frente ao consulado do México no dia 5 de setembro às 11h
Dr. Sernas é um conhecido defensor de ativistas populares e de direitos do povo, principalmente na região de Oaxaca, onde ele foi responsável pela defesa de vários estudantes acusados de terrorismo por uma lei draconiana aos moldes da Lei Anti-terrorismo recentemente aprovada pelo estado brasileiro.
Várias entidades mexicanas e internacionais democráticas, populares e revolucionárias estão se posicionando e organizando ações de solidariedade à campanha pela vida do dr. Sernas. O CEBRASPO se soma a essa campanha e estende sua solidariedade à luta dos ativistas mexicanos. Também repudiamos o desaparecimento forçado do dr. Sernas e exigimos seu reaparecimento com vida!
Convocamos todas as entidades, organizações e ativistas populares e democráticos para fazerem parte dessa campanha pela reapresentação com vida do dr. Sernas!

Ato pela vida de Dr. Ernesto Sernas
Dia: 05/09/2018
Local: Em frente ao Consulado do México, na Rua Machado de Assis, 20 - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Hora: 11h

Mais informações podem ser lidas no seguinte endereço: http://www.demvolkedienen.org/index.php/en/lat-amerika/2592-mexico