Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

RIO: ATO PELOS 23, CONTRA INTERVENÇÃO MILITAR, CONTRA O GENOCÍDIO NAS FAVELAS E EM REPÚDIO AO ASSASSINATO DE MARIELLE

Foto de Ellan Lustosa

No dia 14 de agosto estivemos presente em grande ato realizado por centenas de pessoas no Centro do Rio, cujos temas eram a defesa dos 23 ativistas recentemente condenados em primeira instância, pelo direito à livre manifestação, contra a intervenção militar, contra o genocídio do povo pobre e negro nas favelas e em repúdio ao assassinato político de Marielle Franco. 

A manifestação ficou marcada pela sua grande combatividade, contando com a importante participação de mães e familiares de vítimas do genocídio do povo negro e pobre cometido pelo Estado. Ativistas progressistas, membros de movimentos revolucionários, populares, estudantis e democráticos e os próprios familiares das vítimas da violência de Estado fizeram falas contundentes, denunciando a guerra que é travada contra as massas populares, a intervenção militar que intensificou a violência cometida pelo Estado, o assassinato de Marielle Franco e a perseguição política que vem sofrendo a juventude que se rebela contra todas essas injustiças. 

Marcaram também as falas, a denúncia de que o Estado que comete chacinas nas favelas é o mesmo que persegue o povo que luta, perseguição essa expressa na condenação dos 23 ativistas. As mães de vítimas da violência denunciaram os crimes do Estado, reafirmaram sua decisão de manterem-se na luta combativa, além de estenderem sua solidariedade aos 23 lutadores do povo. 

No decorrer do ato, os participantes também saudaram o apoio internacional recebido desde a Palestina, através da jovem combatente Ahed Tamimi.

Ahed Tamimi, combatente palestina, solidariza-se com os 23

O ato terminou na Cinelândia, em frente à Câmara Municipal, onde as mães continuaram suas manifestações de indignação e revolta contra esse estado de miséria, opressão e violência à que é submetido as classes populares de nosso país. 

As ações de solidariedade repercutiram em outros lugares no país como em Belo Horizonte, MG, onde foi realizado cinedebate sobre o filme "Operações de Garantia da Lei e da Ordem" e em Montes Claros, MG onde ocorreu uma agitação do Dia Nacional de Luta por estudantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) e Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia (ENEF) e os participantes prestaram apoio aos 23.

Na preparação do ato, os manifestantes também realizaram um chamado internacional de solidariedade à todas e todos que lutam, o que foi atendido por várias organizações e entidades como a Agrupación de Víctimas de violencia policial e outras organizações no Chile, membros da Universidade de Moscou, além do próprio apoio da jovem palestina Ahed Tamimi.


Para mais informações, acessar o seguinte endereço: https://anovademocracia.com.br/noticias/9342-centenas-marcham-no-rio-contra-a-intervencao-militar-e-a-condenacao-dos-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário