Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2018

ÍNDIA: ESTADO PROMOVE PERSEGUIÇÃO A DEFENSORES DE DIREITOS DO POVO E ATIVISTAS

Recebemos pelo nosso correio eletrônico, mensagem do Comitê Internacional de Apoio a Guerra Popular na India (ICPWI, sigla em inglês) sobre grave denúncia de perseguição em grande escala à defensores de direitos do povo e ativistas democratas promovida pelo Estado indiano no início da manhã de 28 de agosto. 

Somada a última investida do Estado contra defensores de direitos do povo, o velho Estado indiano intensifica sua cruzada contra aqueles que são acusados de terem participado ou dirigido importantes protestos em dezembro de 2017, na região de Bhima-Karegaon, onde Dalits resistiram à ataques e provocações de grupos de direita.

Ativistas democráticos denunciam o desespero do Estado indiano, dirigido pelo seu representante de turno Modi do Partido do Povo Indiano, ao prender defensores de direitos democráticos e ativistas, mas permitir membros dos mesmos grupos de extrema-direita que participaram dos ataques aos dalits em dezembro "respondam pelos seus crimes" em liberdade.

Nós do CEBRASPO, repercutimos a denuncia e condenados veementemente a perseguição aos advogados de direitos do povo, aos ativistas democráticos e a todos aqueles que não se curvam diante de um estado de tanta opressão e miséria!

Reproduzimos abaixo a denúncia que recebemos:

Invasão realizada na casa de Stan Swamy, em Ranchi

Alerta de Terrorismo de Estado

Promovendo guerra aos direitos democráticos

“Foi relatado que equipes policiais de diferentes estados lançaram invasões simultâneas à casa de diversas pessoas em Mumbai, Delhi, Ranchi, Goa e Hyderabad, incluindo ativistas, padres, escritores e advogados. A casa do advogado de direitos humanos, Sudha Bharadwaj, também foi invadida e ela foi levada sob custódia essa manhã. Dentre aqueles cujas residências foram invadidas, de acordo com fontes, foram Susan Abraham, Vernon Gonsalves, Arun Ferreira, Kranthi Tekula, Varavara Rao, Padre Stan Swamy, Anand Teltumbde e Gautam Navlakha. Um parente de Varavara Rao confirmou que a casa de sua filha Anala  e de seu genro KV Kurmanath também foram invadidas. Um parente de Abraham disse, ‘Susan e Arun estão defendendo os acusados da violência de Bhima-Koregaon ocorrida em Janeiro.’

Entre os presos, estão o advogado de direitos humanos de Nagpur, Surendra Gadling, o ativista de direitos do Dalits e jornalista Sudhir Dhawale, o colega do ex-Primeiro Ministro de Desenvolvimento Rural Mahesh Raut, Rona Wilson e Shoma Sen, professor associado da Universidade de Nagpur.
As invasões começaram na terça-feira de manhã e continuavam enquanto esta nota estava sendo escrita. De acordo com fontes, laptops, telefones e outros materiais foram apreendidos de algumas residências. Um contingente da delegacia de polícia de Vishrambag em Pune, que está investigando a violência ocorrida em Bhima-Koregaon, faz parte das invasões. Não há nenhuma confirmação dos motivos pelos quais as invasões foram levadas em nível simultaneamente.”

***

“Notícias vindas de várias regiões afirmam que várias invasões policiais estão sendo levadas a cabo nas casas de ativistas em Hyderabad, Mumbai, Delhi, Goa e Ranchi. Até agora, as casas de Arun Ferreira, Vernon Gonsalves, Kranthi Tekula, KV Kurmanath, Gautam Navlakha, da advogada Susan Abraham, Varavara Rao, do professor da Universidade de Línguas Inglesas e Estrangeiras K Satyanarayana, Stan Swamy, Kaasim (Associação de Escritores Revolucionários-ViRaSam) e Anand Teltumbde estão sendo invadidas. Parece outra história fabricada de ‘célula Maoísta descoberta’ sendo criada.” – Gutta Rohith

***

“Governo Modi mostra sua força invadindo os maiores ativistas de direitos humanos pelo país” (por Kavita Srivastava)

Desde das 6 da manhã, a polícia de Maharasthra invadiu e procurou pela casa do Padre Stan Swamy em Ranchi. Através das operações de busca, eles confiscaram diversos itens como computadores, laptops, CDs, papéis e livros. Ele também foi interrogado sobre algumas organizações em Maharasthra.

Recebemos há pouco que policiais de Pune estão invadindo simultaneamente as casas de Arun Ferreira, Susan Abraham e Vernon Gonsalves em Mumbai, a casa de Gautam Navlakha em Delhi, e a casa de Anand Teltumbde em Goa. Em Hyderabad, as casas de Varavara Rao e de sua filha, Anala, de Kranthi Tekula e do jornalista Kurmanath também estão sendo invadidas. Todas sob o pretexto de Bhima-Koregaon.”

“Vocês não vão conseguir calar nenhum de nós.
Vocês não vão conseguir nos esmagar.
Não Importa o quanto vocês tentem.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário