Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Preso Político do Estado Indiano, o professor Dr. G N Saibaba, está em greve de fome

Dr, GN Saibba, professor da Universidade de Delhi, encarcerado desde 9 de maio de 2014, deu início a uma greve de fome por tempo indeterminado no dia 11 de abril de 2015 exigindo tratamento médico e comida adequados, os quais estão sendo negados a ele pelas autoridades da Prisão Central de Nagpur.
Dr, GN Saibaba teve três vezes pedidos de fiança negados pelos tribunais. Na última vez, em 4 de março de 2015, o juiz pediu relatórios do departamento médico da Prisão Central de Nagpur, onde era assumida a condição médica delicada de Saibaba, mas alegava que ele recebia atendimento hospitalar e a alimentação exigida pelos médicos. Com base nesse relatório o pedido de fiança foi negado.
Embora a autoridade penitenciária tenha feito essas alegações ao tribunais, na realidade Saibaba está sem receber adequado tratamento médico e a alimentação necessária, e agora além disso foram proibidos a ele certos ítens, antes permitidos. Frente a essa situação de constante deterioração de sua saúde, Saibaba decidiu protestar e iniciar uma greve de fome no dia 11 de abril.
G N Saibaba é um ativista que defende as minorias nacionais da Índia e os povos tribais como os Adivasis. Além disso defende em seu país a libertação do povo palestino. Foi preso sob acusação de colaborar com os guerrilheiros maoistas. A índia passa por uma guerra interna entre as forças do Estado e o movimento guerrilheiro dirigido pelos maoistas que controlam um vasto território com participação e apoio de povos tribais e camponeses, impedindo por exemplo a extração de recursos naturais por mineradoras transnacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário